Cursos de férias

Secretaria de Meio Ambiente

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 04/07/2017

Meio Ambiente promove cursos de férias

 

Até o fim de julho, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoverá cursos de férias. É a oportunidade de aprender de uma maneira divertida e didática mais sobre o cenário ambiental da Cidade.
A primeira turma fará o curso sábado (1), das 9 às 11 horas. 40 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Giusfredo Santini foram convidados pro “Barco Escola: no manguezal tem água, lama, vida e trama” que sairá da antiga balsa. Os participantes visitarão o Canal de Bertioga e o Rio Itapanhaú. O objetivo é promover o conhecimento sobre os ecossistemas locais. Durante o percurso serão tratados temas como: os rios de Bertioga, Oceano Atlântico, Serra do Mar, Mata Atlântica, ecossistema de manguezal, ciclo da água e fauna avistada. Também será explicado sobre o impacto causado pelas embarcações e pelo lixo. Na parte histórica, serão exploradas as ruínas da Ermida Santo Antônio do Guaibê, Armação das Baleias e o Forte São João.

Os mais experientes também terão a oportunidade de aprenderem mais sobre o Meio Ambiente. A trilha “Melhor Idade, melhor bioma”, será feita na quinta (6), das 9 às 13 horas, com saída do Viveiro de Plantas Seo Leo. Podem participar pessoas acima de 18 anos. A atividade será na Praia do Itaguaré e promoverá a interação com a Mata Atlântica.

O terceiro curso é para quem tem entre 9 e 12 anos, são 40 vagas. O tema é “Conhecendo as praias de Bertioga”. De 10 a 14 de julho, o pessoal poderá aprender mais sobre os diferentes aspectos naturais e sociais de cada praia da Cidade. Na segunda (10), a atividade é o dia todo, das 9 às 16 horas, em Itaguaré e Guaratuba, onde poderá ser explorada a restinga e o manguezal. Terça (11), das 9 às 13 horas, eles irão para Boracéia conhecer o ecossistema do jundu. Quarta (12), das 9 às 13 horas, a praia visitada é a de São Lourenço, onde o público aprenderá sobre o tratamento de efluentes e balneabilidade. Quinta (13), das 9 às 13 horas, é a vez de ir até o Indaiá e explorar o costão rochoso. Para finalizar, sexta (14), das 9 às 13 horas, as pessoas podem ir à praia da Enseada, refletir sobre os impactos das atividades e fazer uma limpeza no local.

De 17 a 19 de julho, tem o curso “Matas ciliares: sob novos olhares” para adolescentes de 13 a 15 anos. São 20 vagas. A ideia é conectar o pessoal à natureza, despertando um novo olhar para a paisagem de Bertioga, explorando o potencial do ecoturismo. As atividades são das 9 às 13 horas. Segunda (17), terá palestras no Viveiro. Terça (18), o pessoal vai percorrer o rio Jaguareguava de caiaque, com apoio da Onda BGF e pra fechar quarta (19), será realizado um passeio no manguezal com o Barco Escola.

Fechando os cursos de férias, dias 20 e 21 de julho tem atividade para os pequenos de 5 a 8 anos. São 40 vagas. “O milagre da polinização”, será no Viveiro. Quinta (20), é das 9 às 13 horas e Sexta (21), das 9 às 16 horas. O tema abordado é a importância das espécies de abelhas nativas ou indígenas para o processo de polinização com reconhecimento do local, teatro de fantoches e um passeio pelo caminho das abelhas e mandala de temperos e ervas medicinais. Essas atividades integram a agenda do Infantil VI e 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Bertioga.

É recomendado levar para as atividades: água, boné, roupas confortáveis, protetor solar e repelente. Quem quiser participar, pode garantir a participação a partir do dia 3 de julho, no Viveiro de Plantas ‘Seo Leo’ (Rua Manoel Gajo, 1080, ao lado da Delegacia de Polícia, no Centro), das 9 às 16 horas. Para ajudar o próximo, a inscrição será uma doação de roupa, sapato, manta ou cobertor para a Campanha do Agasalho. Além disso, no caso de menores de 18 anos, é necessário entregar uma cópia de documento de identificação. As inscrições seguem abertas até as vagas acabarem. Mais informações pelo telefone (13) 3317-4599.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo