Veículos públicos passam por inspeção

obtém selo de controle da poluição

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 10/08/2017

Veículos públicos passam por inspeção e obtém selo de controle da poluição

 

A frota de veículos públicos e terceirizados, movidos a diesel, de Bertioga, recebeu o selo de inspeção veicular referente ao primeiro semestre de 2017. A ação visa atender a Lei Municipal nº 860/2009, que fala sobre as atividades de controle da poluição atmosférica através da inspeção e também atende a uma resolução do Conselho de Meio Ambiente (CONDEMA).

A inspeção dos carros é periódica e serve para controlar a emissão de gases poluentes. Ao todo, foram checados 37 ônibus, micro-ônibus, caminhonetes da Prefeitura, além dos caminhões utilizados pelos Serviços Urbanos e coleta de lixo. Nesse caso, foi aplicada a escala Ringelmann, onde é feita uma comparação visual se há emissão de gases. Uma lâmina foi usada, dividida em cinco partes, com tonalidades de cinza. Ao aproximar da fumaça se compara a cor com um dos cinco tons. Os motoristas ligam os veículos e é verificado se sai fumaça preta.

Já na frota terceirizada do transporte público, 52 veículos foram inspecionados por um opacímetro, aparelho que realiza a medição dos poluentes.

Depois de aprovados, os veículos recebem o selo de inspeção. É um adesivo como a imagem de um animal que representa nossa fauna, este ano foi eleito a lontra. O selo é “Minha pegada é verde, ajude Bertioga a respirar”.

Além disso, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Administração e Finanças tem conseguido diminuir o consumo em quase 20% no abastecimento com gasolina (combustível fóssil). Foi enviado um comunicado geral solicitando que os veículos com a tecnologia flex sejam abastecidos com etanol, que é um combustível de fonte renovável. Isso ajuda na melhoria da qualidade do ar.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo