Gestor alemão e técnicos do IPT

Centro de Gerenciamento de Resíduos

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 25/08/2017

Gestor alemão e técnicos do IPT visitam Centro de Gerenciamento de Resíduos de Bertioga

 

Os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente receberam técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e o gestor público que cuida do lixo produzido na cidade de Munique, na Alemanha, Gunther Langer. Eles visitaram o Centro de Gerenciamento de Resíduos de Bertioga e conheceram como é o processo de descarte, separação e gestão dos resíduos. Atualmente, são recolhidas cerca de 80 toneladas de lixo/dia e duas toneladas/dia de recicláveis.

Quando o caminhão de material reciclável chega no Centro de Gerenciamento, passa pela pesagem e em seguida, cerca de 20 pessoas que trabalham na CooperSubert (Cooperativa de Triagem de Sucatas União de Bertioga) fazem a separação. Gunter observou todo processo, conversou com o Secretário de Meio Ambiente, Marco Antônio de Godoi e com o presidente da Cooperativa, Clóvis Ferreira.

O gestor alemão achou positivo o fato da Cooperativa trabalhar no local. “Isso é muito bom porque emprega as pessoas. Na Alemanha, essa separação já é feita em casa e acredito que essa é uma tendência para o futuro. Porém, aqui é muito organizado. Gostei do que vi”.

Bertioga faz parte do projeto piloto “Rota Tecnológica de Tratamento dos Resíduos Sólidos”, conhecido como RSU Energia, uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT). A Cidade foi escolhida para sediar o projeto, por causa da atual infraestrutura na gestão dos resíduos sólidos, como essa coleta seletiva e a usina de reciclagem.

Os dados coletados no Município serão utilizados como subsídios para a escolha de uma plataforma tecnológica destinada ao tratamento em toda Baixada Santista.

A Coordenadora do Projeto, Cláudia Echevenguá Teixeira, esteve em Munique, achou produtiva a visita do gestor e essa troca de experiências. “É importante entender com esse pessoal os grandes desafios, as lições aprendidas com eles para podermos aplicar e melhorar a gestão de resíduos”.

Em seguida, todos foram levados para um passeio no Canal de Bertioga, a bordo do Barco Escola. O grupo de aproximadamente 30 pessoas aprendeu sobre o manguezal, os tipos de espécies encontradas, entre outros aspectos de águas doces e salgadas. O trabalho de Educação Ambiental desenvolvido na Cidade sempre foi muito elogiado. O Secretário de Meio Ambiente achou positiva a experiência. “Com essas visitas, podemos mostrar nossa capacidade em todos os aspectos, demonstramos que nosso projeto de Educação Ambiental e de Resíduos Sólidos podem servir de referencia para outras Cidades”, disse Godoi.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo