Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Bertioga

Procissão marítima - Dia do Pescador

Fonte:

Procissão marítima comemora Dia do Pescador no domingo (1º)


A chamada ‘benção dos anzóis’ acontece no Píer Licurgo Mazzoni, Canal de Bertioga
O Dia de São Pedro Pescador (celebrado oficialmente no dia 29) será comemorado com uma grande festa em Bertioga neste domingo (1º). A Paróquia São João Batista e a Colônia de Pescadores Z-23, com o apoio da Prefeitura do Município, realizarão a benção dos anzóis e procissão marítima. As festividades terão início às 15 horas, no Píer Licurgo Mazzoni, situado no Canal de Bertioga, Centro.

A celebração será conduzida pelo padre da Paróquia, com a presença de fiéis, autoridades municipais e sociedade local. A procissão, prevista para as 15h30, contará com embarcações dos pescadores artesanais, pertencentes à Colônia de Pescadores Z-23, e dos praticantes de turismo náutico, que frequentam as marinas do Município.

Ao término da celebração, ocorrerá uma procissão com os fiéis, rumo à Paróquia São João Batista, situada na Rua Júlio Prestes, 69 (Centro), onde às 19h30 horas acontece a missa em homenagem a São Pedro, encerrando oficialmente as comemorações ao Santo protetor dos pescadores.

São Pedro

São Pedro, Apóstolo e pescador do lago de Genezareth, cativa seus devotos pela história pessoal. Homem de origem humilde, ele foi Apóstolo de Cristo e depois encarregado de fundar a Igreja Católica, tendo sido o primeiro Papa.

Considerado o protetor das viúvas e dos pescadores, São Pedro é festejado no dia 29 de junho, com a realização de grandes procissões marítimas em várias cidades do Brasil. Em terra, os fogos e o pau-de-sebo são as principais atrações de sua festa.

Depois de sua morte, São Pedro, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. Assim, para entrar no paraíso, é necessário que o santo abra suas portas. Também lhe é atribuída à responsabilidade de fazer chover.


Comentários

Voltar ao Topo