Xadrez ganha novo espaço

Xadrez ganha novo espaço

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Bertioga 28/06/2017

Xadrez ganha novo espaço para alunos

Em breve, os alunos de xadrez de Bertioga ganharão um novo espaço. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura está investindo na modalidade. As aulas que acontecem na biblioteca da Casa da Cultura terão mesas novinhas e um local mais aconchegante.

Outra novidade é o método de aulas. O esporte é conhecido por ser um jogo de paciência, estratégia e tática e para tirar a fama de complexidade, a ideia foi ensinar os movimentos das peças com frases e rimas. “Peão valente só anda pra frente”, “Torre reluz só anda em cruz”, “Cavalo que pira, um, dois vira”, “Bispo me diz só anda em x”, “Rei velhinho só anda devagar”, “Rainha, super-mulher só faz o que quer” se popularizaram entre os alunos. “Resolvi criar essas rimas, pros alunos entenderem melhor como são esses movimentos”, explica o professor Danilo Pastoriza.
Duas vezes por semana, o pessoal aprende os princípios básicos. Primeiro, como as peças se movimentam no jogo. Tudo com as rimas, é claro. Depois, o professor ensina separadamente a função de cada uma. E em seguida, hora de por em prática no tabuleiro.

O jogo não tem idade tanto que em uma mesa, encontramos o duelo juventude x experiência. Lucas Kenzo, de 7 anos e Maria Lucia Frezatti, de 67. Esse é um esporte em que idade não significa tudo e o garoto veio para as aulas por causa de um amigo. Agora não perde uma. “O que eu mais gosto é pensar, exercitar a paciência. Já joguei online, mas aqui é diferente”.

Já a aposentada que pratica há pouco mais de dois meses, nunca tinha jogado até então. Agora, adora. “Como nunca joguei, as rimas me ajudaram bastante, quanto esqueço o que alguma peça faz, lembro das músicas”.
Quem quiser participar das aulas é so procurar o professor, às terças e quintas, das 8h às 9h30 ou das 15h às 16h30. Basta levar cópia do RG, comprovante de residência e uma foto 3 x 4. As aulas acontecem na Casa da Cultura que fica na Avenida Tomé de Souza, 130.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo