Bertioga e Guarujá se unem

Restauração de pontos turísticos

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 22/08/2017

Bertioga e Guarujá se unem para restauração de pontos turísticos

 

Chefe do Executivo de Bertioga, recebeu nesta segunda-feira (14), no Paço Municipal, o Prefeito de Guarujá. Este foi o primeiro encontro para discutir como será conduzida a questão da restauração das ruínas da Ermida de Santo Antônio do Guaibê, visitada pelos dois Prefeitos no mês passado.

Também estiveram em Bertioga, secretários de Turismo, Cultura, Serviços Urbanos, Obras, Meio Ambiente, entre outros técnicos de ambos os municípios. O Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Victor Hugo Mori, participou da reunião, explicou a importância da preservação e a raridade de um parque arqueológico como este.

As duas Cidades querem realizar uma força tarefa para restauração do local e nesta primeira reunião técnica foi apontado o que pode ser feito. Um grupo de trabalho com representantes de várias Secretarias definirá as próximas ações. Bertioga será representada pelos técnicos de Meio Ambiente, Obras, Serviços Urbanos, Turismo e Assuntos Jurídicos. Guarujá por Cultura, Meio Ambiente, Operações Urbanas e Turismo.

Uma das primeiras propostas é fazer uma limpeza emergencial e, para isso, o Superintendente do Iphan sugeriu que técnicos do Instituto auxiliem nesse trabalho. “É importante fazer um treinamento de zeladoria do patrimônio e orientar corretamente quem vai atuar na limpeza. O Iphan dará todo apoio necessário para isso acontecer. Essa restauração trará benefícios para todos”, destacou.

O Chefe do Executivo de Bertioga ficou satisfeito com o resultado do primeiro encontro. “Precisamos alavancar o turismo náutico, histórico e religioso. Bertioga pretende ajudar no que for preciso e nossos técnicos estão à disposição. Vamos seguir todos os procedimentos corretos para trabalhar melhor com este equipamento. Queremos trazer os turistas para conhecer este belíssimo espaço”,destacou.

O Prefeito do Guarujá falou da importância desta parceria. “Vamos lutar por este patrimônio histórico-cultural que precisa ser cuidado e está no costado de Guarujá, de frente para Bertioga. Nossa comissão de trabalho busca tornar o espaço um grande atrativo de visitação com apoio e orientação do Iphan”.

A ideia é também restaurar o Forte São Felipe. Agora, o grupo de trabalho vai definir as próximas estratégias e uma reunião já foi marcada para o fim do mês.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo