Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Bertioga

“Carnaval da Família” em Bertioga

Fonte:Prefeitura de Bertioga
Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga

“Carnaval da Família” tem atrações por toda a cidade

Foi dada a largada para o Carnaval em Bertioga. Este ano, a Cidade preparou uma extensa programação, com o tradicional desfile dos blocos carnavalescos, as matinês e as bandas. As ações acontecem tanto na região central como nos bairros. O intuito é oferecer atividades para que os pais possam levar os filhos e amigos e curtir a folia com opções diversificadas de lazer e num clima de confraternização voltado às famílias.

A programação do “Carnaval da Família’ agradará tanto moradores, quanto turistas e veranistas. Serão cinco dias inesquecíveis de folia, esta sexta-feira (9) até terça-feira (13). Confira toda a programação na sequência.

Os bailes ocorrem na Tenda de Eventos na Praia da Enseada. Em Boracéia, haverá trio elétrico. Já os desfiles de bandas e blocos, programados para percorrer a Avenida da Orla, no Centro, e na Praça principal em São Lourenço, prometem reunir milhares de foliões.

E, para a garotada, as matinês serão as atrações nos bairros Centro e Boracéia.

Chave da Cidade

A programação começa na sexta-feira (9), a partir das 19 horas, na Rua Eng° José Sanches Ferrari, no bairro Jardim Vicente de Carvalho. O Rei Momo receberá a chave da Cidade, das mãos do prefeito do Município. Um trio elétrico e o bloco Bisnetos do Cacique embalam a já tão aguardada abertura para o ínicio das festividades.

Haverá também um bolo para comemorar os 10 anos nos quais o bloco Bisneto do Cacique abre oficialmente o Carnaval a Cidade. A comemoração é uma parceria da GRCES Bisnetos de Cacique, Associação De Moradores de Vicente de Carvalho II e do comércio local.

Blocos carnavalescos

No centro, os blocos carnavalescos desfilarão de sábado a terça-feira, das 20 às 22 horas. A concentração acontece a partir das 19 horas, em frente à Pista de Skate, e os foliões seguem pela Avenida Tomé de Souza. No sábado, desfila o bloco Num Empurra Que É Pió. Já no domingo, é a vez do Bisnetos de Cacique. E na segunda-feira, quem faz a festa dos foliões é a Banda da Costa. E a programação encerra na terça, com o Bloco Harmonia. Os desfiles terminam sempre na Tenda de Eventos. Na sequência começam os bailes de carnaval no local.

Em São Lourenço, na sexta-feira, (09), a partir das 19 horas, tem esquenta de Carnaval em frente ao Restaurante Taíba. No sábado (10), a partir das 16 horas, o Bloku da Velha desfila, com concentração também em frente ao Restaurante Taíba. Às 20 horas, começa o ‘Baile da Velha’, com a presença da Velha Guarda da X-9 de Santos, no Salão da Comunidade do bairro.

E a agitação continua no domingo (10), com o Baile de Carnaval Amigos de São Lourenço, a partir das 20 horas, que terá a presença da Bateria da X-9 de Santos, no salão da comunidade. Os convites custam R$ 20 e são limitados. Eles podem ser adquiridos na sexta-feira (09), no local. Quem comprar o convite para o evento do sábado, ganha outro para o domingo.

Para completar a tradicional festa em são Lourenço, não podia faltar o ‘Bloco da Solotéia’. O grupo começa a animação às 16 horas, com saída em frente ao Restaurante Taíba, na Avenida da Orla, próximo ao Condomínio Entremares. O desfile passa por algumas ruas da Gleba 1 do bairro, voltando e estacionando ao local de partida, na praça principal da localidade. A folia segue até por volta da meia noite.

Saiba mais sobre os blocos

Bloco da Solotéia

A origem remonta a 1984. Quatro amigos de Santos que passavam o Carnaval em São Lourenço e estavam acostumados a desfilar no ‘Banho da Dona Dorotéia’, decidiram fundar o ‘Bloco da Solotéia’. No primeiro ano, saíram batucando pelas ruas do bairro, vestidos de mulher, atraindo pessoas para a folia. No ano seguinte, os moradores se juntaram para angariar fundos: um carro guincho virou carro alegórico e a festa rolou na sede do São Lourenço Futebol Clube. A cada ano o bloco aumentou e, desde então, com sol ou chuva, é a atração de toda segunda de Carnaval no bairro. E a turma é imbatível na animação.

Bloco Num Impurra… Qué Pió

Um grupo de amigos moradores de Bertioga se reuniu em 1991 para jantar em um extinto comércio local. E foi numa dessas reuniões que nasceu a ideia de montar a ‘Banda Carnavalesca Num Impurra… Qué Pió’. Ela desfilou pela primeira vez em 1992, tendo como marcas registradas irreverência, brincadeira e criatividade. Esta galera é uma das mais agitadas e divertidas do Carnaval em Bertioga.

Bloco Bisnetos de Cacique

O bloco mais tradicional da Cidade tem motivos triplos para comemorar a folia este ano. A agremiação completa a maioridade, 18 anos de desfiles, cujos 10 anos abrindo oficialmente o carnaval na Cidade. Este ano, traz como enredo o aniversário de 50 anos da Escola Estadual Armando Belegarde. Serão 50 ritmistas na avenida, além de rei e rainha de bateria e ala show. Imperdível!

O Bisnetos tem origem em 1999. No início, contava com integrantes da escola de samba de Mogi das Cruzes Mocidade do Tietê, que cedia instrumentos ao grupo. O nome da agremiação faz alusão à figura nacional do cacique (líder do povo indígena) e o sentimento de donos da terra dos caiçaras. O nome caiu no gosto da população da Cidade e o primeiro desfile aconteceu em 2000. Desde então, a sede fica na União Bertioguense Esporte Clube. A partir de 2002, integrantes de outras escolas da Cidade se uniram aos Bisnetos. Desde a criação, ela é a única bateria de escola de samba de Bertioga, composta por diversas gerações de ritmistas.

Confira a letra do samba enredo:

50 anos de Belegarde
Concon do Cavaco/Preta

É de arrepiar
Vim falar da minha escola
Bertioga está em festa
E hoje vamos até tarde

50 anos de Belegarde
Foi a escola pioneira
Nesta cidade querida
Por ela ser a primeira
Jamais será esquecida

E dos professores
Ai que saudade me dá
E os Bisnetos de Cacique
Que com orgulho vem se apresentar
Que com orgulho vem se apresentar

Vou jogar a rede, eu vou
Vou pro carnaval, eu vou
Eu sou Bertioga,
Eu sou caiçara

Banda da Costa

Fundado em 2000, o bloco Banda da Costa tinha como objetivo fazer um carnaval para família, com marchinhas, samba e diversão. O nome Banda da Costa tem origem no organizador, o Sistema Costa Norte de Comunicação. No início, além do desfile pelas ruas da Cidade, o bloco se concentrava à noite na Riviera de São Lourenço.

A partir de 2002, começou a desfilar com o tema “Carnaval da Solidariedade”, trocando camisetas por alimentos não perecíveis, distribuídos depois a entidades assistenciais do Município.

De 2004 a 2008, o bloco começou a fazer o circuito das praias, saindo todos os dias às 14 horas com o trio na faixa de areia, arrastando foliões até a altura do Indaiá e seguindo para Riviera. De lá para cá, o bloco trouxe em seus desfiles ritmistas de grandes escolas de samba, como Gaviões da Fiel e Santa Cruz dos Navegantes.

Contando com a ajuda de patrocinadores para confecção de suas camisetas, o grupo já arrecadou mais de 100 toneladas de alimentos que são divididos e distribuídos entre várias instituições de caridade, como APAE, Fundo Social e outras. Este ano, o abada já está sendo trocado por 2 quilos de alimento não perecível (exceto sal e açúcar), nos supermercados Krill do Centro e de Boracéia, e ainda na rádio Praia FM.

Bloco Harmonia

Este será o segundo ano do desfile do Bloco Harmonia, que foi criado a partir do Projeto Harmonia, que reúne há cinco anos, todos os domingo à noite, no Quiosque 2, na Praia da Enseada (Centro), a galera que curte dança de salão e música ao vivo.

O marca registrada do bloco é o frevo. “Nossa proposta é resgatar diversos ritmos do carnaval antigo, um carnaval familiar como é o nosso projeto”, explica Ilza Gomes Furquim, uma das idealizadoras do bloco.

Os abadás do bloco serão vendidos no baile do próximo dia 4 de fevereiro, no Quiosque 2, a partir das 19 horas. Também podem ser encomendados pelo telefone (13) 99601-4372, pelo custo de R$ 20.

Confira a marchinha do grupo

Harmonia no Carnaval
Vilma Navarro

É carnaval
Eu vou sair no Harmonia
Vestido de alegria
No meu rosto vou levando um sorriso
Que alegria de quem dança não é fantasia

Vamos brincar, vamos dançar
Vai passando o bloco do Harmonia
Quero ver quem fica fora da folia

Bailes na Tenda

Os bailes acontecerão de sexta a terça, das 22h à 1h, na Tenda de Eventos, ao lado do Forte São João, no Centro. A estrutura montada na Praia da Enseada garantirá segurança e conforto para todos os visitantes, com banheiros químicos, acessibilidade, policiamento e uma ambulância à disposição dos foliões.

Um DJ e a Banda Trilha Sonora animam os foliões. Criada há 32 anos, a banda acumula, literalmente, ‘32 carnavais’, e virá com 25 integrantes. Eles foram os responsáveis pela folia de 2015 e 2016 na Cidade.

“Fazemos muitas festas pelo Brasil inteiro, como formaturas, eventos corporativos, casamentos e aniversários de cidades. Na região, já tocamos em bailes de carnaval no Social, Ilha Porchat e no Saldanha da Gama. Em Bertioga, nos apresentamos muito no Sesc e fizemos o aniversário da Cidade ano passado, junto com o grupo Fundo de Quintal. Estamos preparando um carnaval bem animado com marchinhas, axé, samba e músicas do momento”, diz o tecladista Danley Paschoal.

Matinês

As crianças também terão diversão garantida. Com o apoio do Sesc Bertioga, no sábado (10), das 16 às 19 horas, a Tenda de Eventos será palco de uma matinê. No domingo (11) e segunda-feira (12), no mesmo horário, Boracéia recebe as atividades, na quadra poliesportiva da Emeif Boracéia.

Proteção

Durante os cinco dias de folia, os funcionários da Diretoria de Vigilância à Saúde farão trabalho de conscientização quanto às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST´s), Aids e Hepatites. O pessoal do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) distribuirá preservativos, lubrificantes e panfletos aos foliões, em vários locais da Cidade onde ocorrerem atividades.

CONFIRA A AGENDA:

Sexta-feira (09)

Entrega da chave da Cidade ao Rei Momo – 19 horas, na Rua Eng° José Sanches Ferrari, no bairro Jardim Vicente de Carvalho.

Esquenta de Carnaval em São Lourenço – Trio elétrico a partir das 19 horas, em frente ao Restaurante Taíba.

Baile na Tenda de Eventos – DJ e Banda Trilha Sonora, das 22h à 1h, ao lado do Forte São João, no Centro.

Sábado (10)

Matinê no Centro – das 16 às 19 horas, na Tenda de Eventos

Bloku da Velha – Concentração a partir das 16 horas em frente ao Restaurante Taíba, São Lourenço

Trio elétrico em Boracéia – das 17h às 22h, em frente as Supermercado Krill, na faixa de areia da praia

Baile da Velha – às 20 horas, no Salão da Comunidade de São Lourenço, com a presença da Velha Guarda da X-9 de Santos.

Bloco Num Empurra Que É Pió – Concentração a partir das 19 horas, em frente à Pista de Skate, seguindo pela Avenida Tomé de Souza até a Tenda de Eventos

Baile na Tenda de Eventos – DJ e Banda Trilha Sonora, das 22h à 1h, ao lado do Forte São João, no Centro

Domingo (11)

Matinê em Boracéia – das 16 às 19 horas, na quadra poliesportiva da Emeif Boracéia.

Trio elétrico em Boracéia – das 17h às 22h, em frente as Supermercado Krill, na faixa de areia da praia.

Bloco Bisnetos de Cacique – Concentração a partir das 19 horas, em frente à Pista de Skate, seguindo pela Avenida Tomé de Souza até a Tenda de Eventos

Baile de Carnaval Amigos de São Lourenço – A partir das 20 horas, com a presença da Bateria da X-9 de Santos, no salão da comunidade.

Baile na Tenda de Eventos – DJ e Banda Trilha Sonora, das 22h à 1h, ao lado do Forte São João, no Centro

Segunda-feira (12)

Matinê em Boracéia – Das 16 às 19 horas, na quadra poliesportiva da Emeif Boracéia.

Bloco Banda da Costa – Concentração a partir das 19 horas, em frente à pista de skate, seguindo pela Avenida Tomé de Souza até a Tenda de Eventos

Bloco da Solotéia – A partir das 16 horas, com saída em frente ao Restaurante Taíba, na Avenida da Orla, São Lourenço

Baile na Tenda de Eventos – DJ e Banda Trilha Sonora, das 22h à 1h, ao lado do Forte São João, no Centro

Terça-feira (13)

Bloco Harmonia – Concentração a partir das 19 horas, em frente à Pista de Skate, seguindo pela Avenida Tomé de Souza até a Tenda de Eventos

Baile na Tenda de Eventos – DJ e Banda Trilha Sonora, das 22h à 1h, ao lado do Forte São João, no Centro

Autor

Tudoem

Prefeitura do Município de Bertioga

Prefeitura do Município de Bertioga (13) 3319-8000

bertioga@tudoembertioga.com.br

www.bertioga.sp.gov.br

Comentários

Voltar ao Topo