Projeto Leitura Comunitária

Interação da população com Plano Diretor

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Bertioga 22/05/2018

Leituras Comunitárias promovem interação da população com Plano Diretor

Seja para fazer apontamentos positivos ou negativos, a população tem podido dar sua opinião e apresentar seus anseios de futuro para Bertioga nas Leituras Comunitárias. São reuniões realizadas nos bairros ao longo do primeiro semestre deste ano pela equipe da Secretaria de Planejamento Urbano. Até agora, ocorreram oito reuniões: Caibura, Centro, Rio da Praia, Chácaras, Jardim Vicente de Carvalho, São Lourenço, Vista Linda e Indaiá. Agora, as leituras seguem para as comunidades de Guaratuba e Boraceia, respectivamente, nos dias 26 de maio e 09 de junho. 

Esta é a primeira fase do processo de revisão do Plano Diretor Participativo de Bertioga, iniciado ano passado, que visa identificar os problemas, potenciais, as lógicas e atores institucionais e populares voltados ao projeto de desenvolvimento econômico da Cidade. Ela ajuda a entender o Município pela comparação de dados e informações socioeconômicas, culturais, ambientais e de infraestrutura. 

Para o secretário de Planejamento Urbano, Luiz Alcino Carvalho, este é um momento de diálogo com a população. “Há uma mudança de comportamento em relação a isso, as pessoas têm se apoderado das questões do Município. Tanto nos pontos negativos, que elas identificam mais facilmente, quanto das qualificações. A gente tem explicado a questão das qualificações, que é como construiremos um projeto de futuro: o Plano Diretor”.

Os encontros abordam temas como infraestrutura urbana, saúde, educação, saneamento básico, habitação, entre outros.

Moradores

Na reunião realizada no bairro Indaiá, os moradores falaram do papel das Leituras Comunitárias. “É uma oportunidade de abordar os defeitos e qualidades do bairro e da Cidade. É importante ser ouvido de verdade já que o Plano Diretor é o nosso futuro”, avaliou Alexandre Antônio Almeida Rocha.

Já a moradora Rosemeire Costa de Oliveira afirmou que esses encontros são relevantes para que o Poder Público saiba o que acontece na Cidade. “Esse é o momento da população apontar os pontos negativos e positivos, para a melhoria e crescimento de Bertioga”. 

Quem também deu sua opinião foi a moradora Lucia Campos. “A população tem que ser ouvida e saber do que está falando. Estar ancorada na verdade, que é sempre necessária. Sobre o futuro com o Plano Diretor, espero ação, controle de invasões, e acima de tudo que a Cidade tenha uma saúde eficiente e bem administrada”.

Próxima etapa

O secretário de Planejamento Urbano explicou que, na segunda fase de revisão do PD, as propostas feitas pela população estarão num banco de propostas. “É no Plano Diretor que iremos elaborar os objetivos e diretrizes de desenvolvimento da Cidade. E essas propostas estarão inseridas nesse processo, de construção do futuro”. 

Para mais informações sobre o processo de revisão do Plano Diretor, o cidadão pode comparecer pessoalmente à Prefeitura, na Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Centro, de segunda a sexta, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 16h30, na Sala do Plano Diretor ou acessar o site www.bertioga.sp.gov.br/planodiretor.

Confira as próximas datas das leituras comunitárias nos bairros:

26 de maio – 10 horas – Guaratuba – local: EM José Carlos Buzinaro (Praça A, nº. 15 – Quadra A Praia de Guaratuba)

09 de junho – 10 horas – Boraceia – local: EM Boraceia (Rua Professor Geraldo Rodrigues Montemor nº. 295)

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo