Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Bertioga

Forte São João faz exposições

Fonte:Prefeitura Municipal de Bertioga
Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga

Forte São João tem exposições durante mês de férias

Em julho, mês de férias escolares, o Forte São João está com três exposições abertas a turistas e moradores. São elas: “Sentidos”, dos alunos da Apae; “Bertioga: Sua história, nossas lembranças”, com fotografias da Cidade doadas pelo público e “Arquitetura Militar: Fortificações no Brasil”, de imagens que contam mais sobre os fortes brasileiros, do coronel e professor emérito da Unisantos Élcio Rogério Secomandi.

Os visitantes também têm mais tempo para apreciar tudo isso. O monumento está com horário diferenciado: as sextas e sábados, das 9 às 21 horas; as quartas, quintas e domingos, das 9 às 17 horas. A entrada é gratuita.

AS EXPOSIÇÕES

Sentidos - A exposição apresenta a experiência da pintura abstrata em tela durante dois anos, de 17 alunos entre 20 e 52 anos, da Apae Bertioga. Nos quadros, a emoção de cada um deles.

Arquitetura Militar: Fortificações no Brasil - A Exposição é composta por imagens que contam a história de fortalezas brasileiras, incluindo o Forte São João. O material faz parte do acervo pessoal do coronel Élcio Rogério Secomandi, professor emérito da Universidade Católica de Santos e membro ICOMOS/ICOFORT - Conselho Internacional sobre Museus e Sítios Históricos.

Bertioga: Sua História, Nossas Lembranças - A mostra é uma iniciativa da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, como parte das comemorações do aniversário de emancipação político-administrativa de 27 anos de Bertioga. A coleção de fotografias contou com a participação da população, que contribuiu enviando suas imagens. A intenção é resgatar a história, personagens e memória de Bertioga, por seus moradores.

O FORTE

Bertioga pode se orgulhar por possuir a fortaleza militar mais antiga do Brasil. No local, respira-se história. Inicialmente chamado de Forte São Tiago, a primeira construção era de paliçada e data de 1532. Já em alvenaria, a construção é de 1547. Passou a ser chamado de Forte de São João a partir de 1765, por conta de uma pequena capela, próxima ao Forte, construída em homenagem a São João, hoje padroeiro da Cidade.


A estrutura tem formato de polígono retangular com guaritas nas pontas e um terraço, que hoje funciona como mirante para visitantes. No interior, reúne artefatos que remontam a história do Brasil, como canhões, armaduras de guerra, fotos, quadros e esculturas.


O forte teve papel importante durante às guerras dos indígenas que viviam entre Bertioga e Ubatuba (Tupiniquins, aliados dos portugueses e os Tupinambás, influenciados historicamente pelos franceses) e foi palco de acontecimentos importantes para a História do Brasil. Em 1563, os jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta se hospedaram por cinco dias, antes de irem para Ubatuba apaziguar os índios revoltados na Confederação dos Tamoios. Foi também de Bertioga que Estácio de Sá e sua esquadra partiram, em 1565, para dar combate aos franceses e fundar a cidade do Rio de Janeiro.

ATRAÇÕES

Dentro do prédio, estão expostos armaduras e objetos que pertenceram aos colonizadores portugueses, da época do Descobrimento. É possível conhecer um pouco mais da história de personagens importantes como os padres jesuítas Anchieta e Manoel da Nóbrega. Há também mapas de rotas portuguesas, pinturas e estátuas de tribos indígenas do litoral norte de São Paulo.

PATRIMÔNIO DA UNESCO

O Forte é tombado como patrimônio nacional e está na Lista Indicativa de monumentos que concorrem ao título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, junto com outras 18 fortificações brasileiras indicadas.

Autor

Tudoem

Prefeitura do Município de Bertioga

Prefeitura do Município de Bertioga (13) 3319-8000

bertioga@tudoembertioga.com.br

www.bertioga.sp.gov.br

Comentários

Voltar ao Topo