Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga
Close
Fechar
Conheça as outras cidades onde o Tudoem esta presente
Tudoem Bertioga

Reconhecimento dos ambientes e peixes

Fonte:Prefeitura Municipal de Bertioga
Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga

Universitários visitam Bertioga para estudar peixes do Rio Itapanhaú

Alunos da Universidade Federal de São Paulo estiveram em Bertioga para uma expedição de reconhecimento dos ambientes e peixes da bacia do Rio Itapanhaú. O projeto é um trabalho conjunto da Prefeitura com a Unifesp. Os estudantes contaram com suporte da Prefeitura, por meio das secretarias do Meio Ambiente e Educação, que cederam barcos e providenciaram alojamento para os alunos. A intenção é fazer um levantamento das espécies do local, que pode servir para tomadas de decisões referentes aos recursos hídricos.

A visita foi motivada porque os alunos observaram uma lacuna no conhecimento sobre os peixes dos rios e riachos que compõe essa bacia, dentre os eles, o rio Sertãozinho, corpo d’água onde está prevista a execução da obra de transposição de parte das águas para abastecimento da região da Grande São Paulo.

A expedição investigou oito trechos de 50 metros nos rios Itapanhaú, Sertãozinho e Guacá. Os dados obtidos em campo ainda estão sendo processados, mas uma avaliação preliminar permitiu identificar a ocorrência de 14 espécies.

Os resultados, que serão divulgados em congressos científicos em breve, contribuirão, em médio prazo, para subsidiar tomadas de decisões referentes à gestão dos recursos hídricos pelos órgãos e atores sociais.

O grupo de alunos, da disciplina de “Ecologia Aquática de Rios e Riachos”, oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia Marinha e Costeira da UNIFESP, foi liderado pela professora Dra. Gislene Torrente Vilara, foi formado pela mestre Aryadne Rocha e o mestrando Edison Cossignani, alunos do PPG-EVODIV da Universidade Federal do ABC (UFABC) e os biólogos mestrandos Gabriel Raposo do PPG-BAC da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Cristal Gomes do PPG-BEMC/UNIFESP.

Autor

Tudoem

Prefeitura do Município de Bertioga

Prefeitura do Município de Bertioga (13) 3319-8000

bertioga@tudoembertioga.com.br

www.bertioga.sp.gov.br

Comentários

Voltar ao Topo