“Dia D” contra sarampo e poliomielite

Mais postos em Bertioga

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Bertioga 14/08/2018

“Dia D” contra sarampo e poliomielite tem mais postos em Bertioga

É fundamental que pais e responsáveis levem as crianças para vacinar

A Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e poliomielite terá postos extras e volantes no “Dia D”, este sábado (18). Das 8 às 17 horas, estarão aplicando vacinas, além das cinco Unidades Básicas de Saúde, a Vigilância Epidemiológica e postos volantes nos bairros Sítio São João (o dia todo), São Lourenço (manhã) e Guaratuba (tarde).

A campanha segue até dia 31 de agosto, durante a semana, de segunda a sexta nas UBS, das 9 às 16 horas. A expectativa de Secretaria Municipal de Saúde é que 3.465 crianças recebam a dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) este ano na Cidade.

Pais e mães de crianças pequenas devem ficar atentos ao calendário nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. De acordo com a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do Município, Lúcia Peres Guimarães, é importante que pais e responsáveis fiquem atentos a todas as vacinas previstas para as crianças. “A imunização deve atender o calendário previsto pelo Ministério da Saúde, com todas as vacinas que protegem os pequenos”, destaca Lúcia.

Já para o secretário municipal de Saúde, Dr. Jurandyr José Teixeira das Neves, é fundamental que os pais levem seus filhos para vacinar, pois isso irá mantê-los longe dos vírus que causam paralisia infantil e de infecções que geram complicações graves, como a pneumonia e meningite. “As vacinas não impedem as doenças, mas impendem a disseminação entre outras crianças. Vale lembrar também que a vacina não é vilã, é uma conquista da medicina moderna e essencial para a saúde da população".

Não devem receber a vacina:
– Casos suspeitos de sarampo;
– Gestantes – devem esperar para serem vacinadas após o parto. Caso esteja planejando engravidar, assegure-se que você está protegida. Um exame de sangue pode dizer se você já está imune à doença. Se não estiver, deve ser vacinada um mês, antes da gravidez. Espere pelo menos quatro semanas antes de engravidar;
– Menores de 6 meses de idade;
– Imunocomprometidos.

Confira os postos para vacinação:
UBS Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº
UBS Indaiá – Rua Sa?o Francisco do Sul, s/nº
UBS Mirosam – Rua São Gonzalo, s/nº (Vila do Bem), Bairro Chácaras
UBS Maitinga – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº
UBS Vicente Carvalho II – Rua Epipha?nio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho
Vigilância Epidemiológica – Rua Jorge Ferreira, 60, Centro

O que é o sarampo?
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

Prevenção
A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença. Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo começou em 4 de agosto e segue até dia 31, sendo os dias 4 e 18 de agosto de mobilização nacional – os chamados ‘Dia D’.

Esquema vacinal
Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tríplice viral).
Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente: duas doses da vacina tríplice
Para adolescentes e adultos até 49 anos:
Pessoas de 10 a 29 anos – duas doses das vacina tríplice
Pessoas de 30 a 49 anos – uma dose da vacina tríplice viral
Quem comprovar a vacinação contra o sarampo conforme preconizado para sua faixa etária, não precisa receber a vacina novamente

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo