Reconhecimento dos ambientes e peixes

Universitários visitam Bertioga

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Bertioga 11/09/2018

Universitários visitam Bertioga para estudar peixes do Rio Itapanhaú

Alunos da Universidade Federal de São Paulo estiveram em Bertioga para uma expedição de reconhecimento dos ambientes e peixes da bacia do Rio Itapanhaú. O projeto é um trabalho conjunto da Prefeitura com a Unifesp. Os estudantes contaram com suporte da Prefeitura, por meio das secretarias do Meio Ambiente e Educação, que cederam barcos e providenciaram alojamento para os alunos. A intenção é fazer um levantamento das espécies do local, que pode servir para tomadas de decisões referentes aos recursos hídricos.

A visita foi motivada porque os alunos observaram uma lacuna no conhecimento sobre os peixes dos rios e riachos que compõe essa bacia, dentre os eles, o rio Sertãozinho, corpo d’água onde está prevista a execução da obra de transposição de parte das águas para abastecimento da região da Grande São Paulo.

A expedição investigou oito trechos de 50 metros nos rios Itapanhaú, Sertãozinho e Guacá. Os dados obtidos em campo ainda estão sendo processados, mas uma avaliação preliminar permitiu identificar a ocorrência de 14 espécies.

Os resultados, que serão divulgados em congressos científicos em breve, contribuirão, em médio prazo, para subsidiar tomadas de decisões referentes à gestão dos recursos hídricos pelos órgãos e atores sociais.

O grupo de alunos, da disciplina de “Ecologia Aquática de Rios e Riachos”, oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ecologia Marinha e Costeira da UNIFESP, foi liderado pela professora Dra. Gislene Torrente Vilara, foi formado pela mestre Aryadne Rocha e o mestrando Edison Cossignani, alunos do PPG-EVODIV da Universidade Federal do ABC (UFABC) e os biólogos mestrandos Gabriel Raposo do PPG-BAC da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Cristal Gomes do PPG-BEMC/UNIFESP.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo