Prefeitura orienta população

descarte correto e dias da coleta

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 06/03/2018

Prefeitura orienta população sobre descarte correto e dias da coleta de lixo

Bertioga produz 2,4 mil toneladas de lixo por mês, sendo 80 toneladas por dia. Isso significa, em média, que cada um dos 57 mil habitantes gera aproximadamente 1,4 quilos de detritos mensal, contendo resíduos secos, orgânicos e rejeitos. Na alta temporada, esse número chega a 4,9 toneladas, exigindo intensificação e fiscalização no descarte correto.

A Administração Municipal recomenda que a população deposite os resíduos devidamente acoplados em sacos de lixo, em frente as suas residências, uma hora antes da coleta, que acontece de segunda a sábado, das 7h30 às 15h30, do Caiubura a Boracéia. Na temporada o horário é alterado em função do volume de lixo e da falta de mobilidade.

O cuidado com o acondicionamento correto dos resíduos é essencial para evitar problemas como o entupimento de galerias e, consequentemente, alagamentos. De acordo com o coordenador de Planejamento Ambiental, Fernando Poyatos, nunca se deve deixar as sacolas com um dia de antecedência, e quanto mais lixo largado, maior a chance de encontrar ratos e animais peçonhentos. “Uma das consequências disso, além da sujeira, é que os resíduos acabam sendo levados para os bueiros quando chove,” comenta.

Para atender todo o Município, do Caiubura a Boracéia, um percurso de quase 50 km , a Terracom, empresa contratada pela Prefeitura de Bertioga, disponibiliza uma equipe formada por 47 trabalhadores.

Segundo a Secretaria de Serviços Urbanos, são 26 pessoas que atuam como coletores diariamente, além de 11 motoristas, um encarregado, um balanceiro, dois ajudantes, um mecânico, um operador de máquina e um lubrificador (que lava e lubrifica os veículos).

No total, é utilizada uma frota de dez caminhões compactadores (dez efetivamente na coleta diária e um reserva) e mais um específico para o recolhimento dos resíduos de serviços de Saúde (lixo séptico), que atua com um motorista e um coletor, seis vezes por semana.

Nos locais de difícil acesso, onde os caminhões convencionais não entram, a Terracom disponibiliza caçambas, que são colocadas em pontos onde é possível acesso dos veículos. São 10 pontos com caçambas em todo o Município. Entre esses, estão o Sítio São João, Praia de Itaguaré e Jardim Vicente de Carvalho. Além disso, estão espalhados pela Cidade, 36 contentores, principalmente no corredor comercial da Avenida 19 de Maio, no Albatroz; Avenida Anchieta e na parte turística do Canal de Bertioga, no Centro. Informações pelo telefone: 3319-8087.

Confira abaixo os dias da coleta de lixo domiciliar:
Segundas, quartas e sextas-feiras: Jardim Raphael, Caiubura, Bairro Chácaras, Riviera, São Lourenço, Vista Linda e Indaiá
Terças, quintas-feiras e sábados: Maitinga, Rio da Praia (antigos Ilha I, Ilha II), Guaratuba, Boracéia, Morada da Praia e Costa do Sol.
Coleta Diária: Centro, Albatroz e Jardim Vicente de Carvalho.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo