“Mata Atlântica e o Ser Humano”

Atividade sobre erosão

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Bertioga 02/10/2018

Quase mil alunos da rede municipal participam de atividade sobre erosão

Cerca de 979 alunos do 1º ano da Rede Municipal de ensino participaram este ano do roteiro pedagógico “Mata Atlântica e o Ser Humano”, no Viveiro de Plantas ‘Seo’ Léo. Uma das atividades é a “Caixinha de Erosão”, em que os alunos simulam um cenário chuvoso e podem observar os efeitos negativos do uso inadequado do solo, com supressão de vegetação, erosão do solo e consequente poluição dos rios e corpos d’água.

Para explicar como ocorre o processo de erosão, a equipe da coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura faz uma simulação do efeito da água da chuva sobre duas caixas e garrafas de água de 20 litros cortadas, que reproduzem diferentes áreas. A primeira, com terra e gramado, representando uma cobertura florestal; e a segunda, somente com terra, representando uma área desmatada.

Depois de questionar as crianças sobre as possíveis causas e consequências do desmatamento, um regador simula a chuva sobre as duas áreas. A água que escorre de cada uma das caixas é armazenada em copos transparentes. Então, os alunos comparam a qualidade da água dos copos e verificam as suas hipóteses sobre o impacto que a erosão causa ao observar que na primeira área, com vegetação, a água que escoa é relativamente mais limpa que a da segunda área, sem vegetação.

Entendendo a importância do solo na vida do ser humano e como ela pode afetar nossas vidas, a atividade foi encerrada com explanação sobre o que cada um pensa sobre o tema e como os conceitos adquiridos na simulação estão relacionadas com nossa vida.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo