Prefeitura atende pacientes em casa

Programa ‘Melhor em Casa’

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 15/04/2019

Prefeitura atende pacientes em casa

Em Bertioga, doentes crônicos que não apresentam condições de se locomover até os serviços de saúde têm tratamento mais humanizado com o programa ‘Melhor em Casa’. Uma Equipe Multidisciplinar de Atenção Domiciliar (EMAD) trata estes pacientes nas residências. Além de aproximar o cuidado médico à rotina da família, evita hospitalizações desnecessárias e prevê a rotatividade deleitos hospitalares. A equipe, que conta com médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e assistente social, atende a 72 pacientes.

 

O programa cuida de pacientes crônicos, como os atingidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças degenerativas, oncológicos, pacientes em cuidados paliativos etc, seguindo critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde. O paciente, obrigatoriamente, tem que ter um cuidador que siga as orientações e faça os cuidados quando a equipe não estiver presente. Os assistidos pelo Melhor em Casa podem apresentar melhora e sair do programa de assistência ou continuar recebendo cuidados se o quadro clínico não regredir.

 

Os procedimentos realizados vão desde curativos, aferição de pressão arterial, troca de sondas, coleta de exames laboratoriais e aplicação de vacinas; até ‘oxigenoterapia’, que é o fornecimento de oxigênio para pacientes com doença pulmonar crônica. Entre as ações realizadas pela equipe médica estão também orientações sobre cuidados, banho, locomoção e mudança de posição na cama.

 

Os pacientes são incluídos no programa a partir de indicação médica, que pode ser feita pelos profissionais médicos que atendem no Hospital Municipal ou na Atenção Básica.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo