Prefeitura investe em formação

Projeto de Vivencia e Integração

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 16/04/2019

Prefeitura investe em formação de educadores

Professores da Rede Municipal participam de educação ambiental no Parque das Neblinas

A Secretaria de Educação tem trabalhado muito para desenvolver projetos e parcerias que ofereçam melhora na formação dos educadores, impactando na educação dos alunos. No sábado (13), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Instituto Ecofuturo, 14 professores do 1º ao 5º do Ensino Fundamental visitaram o “Projeto de Vivencia e Integração ao Meio Ambiente”, no Parque das Neblinas.

Durante a visita, houve momento de socialização entre os participantes, foi realizada caminhada pela trilha e roda de leitura sobre a Mata Atlântica. Desta vez, as escolas representadas foram: EM Genésio Sebastião dos Santos, EM Delphino Stockler de Lima, EM Giusfredo Santini, Emeif Boracéia, EM Hilda Strenger Ribeiro e EM José Carlos Buzinaro.

Essa ação tem a finalidade de preparar os professores para desenvolver trabalhos sobre educação ambiental na sala de aula e fora dela, fazendo com que os alunos aprendam a amar e preservar a natureza. O projeto é trabalhado com os alunos durante o ano todo e ao final, é feito um evento de encerramento.

A parceria das Secretarias de Educação e Meio Ambiente também possibilitam que os alunos conheçam o Canal de Bertioga, a fauna e a flora através do Barco Escola e do Viveiro de Plantas Seo Léo. Além da educação Ambiental, os professores da Rede Municipal de Ensino passam por formações de 15 em 15 dias para aprimorar a prática e o desenvolvimento do material didático “Ler e Escrever” e “Emai (Educação Matemática nos Anos Iniciais)”.

Sobre o Parque das Neblinas

Situado nos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, o Parque das Neblinas, reserva privada da Suzano Papel e Celulose, gerida pelo Instituto Ecofuturo, cumpre importante papel na conservação dos recursos naturais da Serra do Mar paulista, contribuindo para a proteção do maior contínuo de Mata Atlântica do Brasil, o Parque Estadual da Serra do Mar e a Serra de Paranapiacaba. Com 6 mil hectares, o Parque conserva a bacia do rio Itatinga e promove pesquisa científica, manejo florestal, educação socioambiental, proteção da biodiversidade, restauração da Mata Atlântica e visitação.

Ao longo de mais de uma década de atividades, o Parque desenvolve ações que reforçam sua capacidade para a conservação da biodiversidade e a promoção do desenvolvimento sustentável, além de contribuir com conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica. Por esses motivos, é reconhecido como Posto Avançado da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo, pelo Programa Homem e Biosfera, da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Sobre o Instituto Ecofuturo

O Instituto Ecofuturo contribui para transformar a sociedade por meio da conservação ambiental e promoção de leitura. Entre as principais está a gestão do Parque das Neblinas, onde são desenvolvidas atividades de educação ambiental, pesquisa científica, ecoturismo, manejo e restauração florestal, e participação comunitária. Organização sem fins lucrativos, fundada em 1999, o Instituto atua como articulador entre sociedade civil, poder público e o setor privado.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo