Todas as praias próprias para banho

Praias tem bandeira verde da Cetesb

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Bertioga 02/01/2019

Todas as praias de Bertioga estão próprias para banho

Os 33 quilômetros de faixa litorânea da Cidade tem bandeira verde da Cetesb

Moradores e turistas que visitam Bertioga nas férias de verão podem “mergulhar tranquilos” nas praias da Cidade. Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Cetesb, toda a faixa litorânea da Cidade ostenta a bandeira verde de própria para banho. O período de amostragem é de 02 a 30 de dezembro de 2018.

Praias contaminadas podem expor banhistas a bactérias, vírus e protozoários. As doenças relacionadas ao banho, em geral, não são graves, como a gastroenterite, que apresenta sintomas como enjôo, vômitos, dores de estômago, diarréia, dor de cabeça e febre. Outras doenças menos graves incluem infecções de olhos, ouvidos, nariz e garganta. Em locais muito contaminados os banhistas podem se expor a doenças mais graves, como disenteria, hepatite A, cólera e febre tifoide.

Crianças, idosos e pessoas com baixa resistência são as mais suscetíveis a desenvolver doenças ou infecções após terem nadado em águas contaminadas. É recomendável não tomar banho em praias impróprias; evitar contato com cursos d’água que afluem às praias, evitar praias que recebem corpos d’água de qualidade desconhecida; não ingerir água do mar e não levar animais à praia.

BALNEABILIDADE

Quando uma praia tem balneabilidade própria para banho, significa que a água está liberada para recreação (natação, mergulho, esqui aquático etc) e contato direto e prolongado. Vários fatores influenciam na qualidade da água, como a existência de despejos domésticos gerados nas proximidades, córregos afluindo ao mar, fisiografia da praia, chuvas, condições de maré, entre outros. Para atestar a qualidade das praias, a Cetesb leva em consideração alguns critérios e indicadores, como a densidade de coliformes fecais presentes na água.

CURTA AS PRAIAS À VONTADE!

Praia da Enseada – Localizada no centro da Cidade, teve a orla reurbanizada com projeto do renomado arquiteto Ruy Ohtake. É um excelente local para pesca e avistar importantes pontos turísticos da Cidade, como o Forte São João. Também é possível praticar atividades náuticas com o aluguel de barcos para pescaria ou passeios de escuna.

Cantão do Indaiá – É o final da Praia da Enseada, com águas calmas, ideal para a prática de esportes náuticos e também para o turismo de acessibilidade.

Praia de Itaguaré – Boa opção para quem quer um contato com a natureza intocada. Está preservada por lei, com a criação do Parque Estadual Restinga de Bertioga (Perb).

Praia de Guaratuba – Tem mar aberto com águas cristalinas, entre os rios Itaguaré e Guaratuba, criando um lindo cenário de lazer para a família.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo