Prefeitura altera linhas de ônibus

para beneficiar população

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 06/05/2019

Prefeitura altera linhas de ônibus para beneficiar população

As melhorias foram nas linhas 02 e 09 do transporte coletivo municipal

 

Os usuários das linhas do transporte público 02 e 09, sentido Centro-Boracéia, são beneficiados com mudanças no percurso. A linha 09 recebe aumento no número de viagens de 28 para 49 por dia. Já a linha 02 tem novo ponto de partida, o bairro Vicente de Carvalho II, o que diminui o percurso em 15 minutos. As melhorias, que entram em prática a partir do dia 11 de maio, foram estudadas pela Prefeitura junto à Viação Bertioga e receberam aprovação do CEAT (Comissão de Estudos e Análise de Transporte Coletivo Urbano).

De acordo com o Diretor de Trânsito e Transporte, Ivan de Carvalho, o maior número de exigências dos passageiros é referente às duas linhas com destino a Boracéia. “Serão as primeiras a receber a proposta de mudança, mas também estamos estudando a 18-São Lourenço. A 930-Guarujá está sendo estudada de forma especial. Tudo isso para que todos os ônibus que atendam o Município tenham percursos dinâmicos”, informa.

Além dos avanços nos novos itinerários, a população também pode contar com a “Linha do Povo”, através do WhatsApp (13) 99711-9321. O número recebe via mensagem de texto ou áudio sugestões e reclamações dos passageiros, que logo são respondidas. A Prefeitura também monitora o transporte coletivo municipal com GPS, o que torna possível acompanhar, por exemplo, o horário que cada veículo passou pelos pontos de ônibus e o cumprimento dos horários e percursos definidos.

 

Saiba exatamente quais são as mudanças nas linhas:

LINHA 02

Atualmente o tempo médio do percurso é de 1h25. Com a mudança, o tempo diminui para 1h10. O novo caminho tem como ponto de saída Vicente de Carvalho II, eliminando o trecho Balsa até a Av. 19 de Maio, o que apresenta as seguintes vantagens:

– Redução do tempo médio de viagem em 15 minutos;

– Ajuste do tempo médio de intervalo entre cada viagem para 38 minutos. Nos horários de pico, cai para 30 minutos;

– Segundo levantamento realizado pela Viação Bertioga, atualmente 86% do embarque e desembarque de passageiros da linha 02 acontece no trecho de Vicente Carvalho à Boracéia. O trajeto Balsa-Av. 19 de Maio é utilizado apenas por 14% dos usuários e será coberto pela linha 09, que recebe a vantagem no aumento de viagens.

LINHA 09

Hoje o tempo médio entre cada viagem é de 70 minutos e o total do caminho é 1h10, nas 28 viagens feitas por dia. Com a mudança a espera cai para 45 minutos e o número de viagens diárias aumenta para 49.

O novo percurso mantém o ponto de saída na Balsa e segue direto pela Av. Anchieta até a rotatória da R. Antônio Rodrigues de Almeida, seguindo para o Pronto Socorro, retornando para a Av. Anchieta pela R. Rafael Costábile e segue para Boracéia sem qualquer outra alteração. As vantagens são:

– O número de viagens aumenta de 28 para 49;

– Reduz o tempo de intervalo, de 70 para 45 minutos;

– A alteração no percurso Balsa até o Pronto Socorro é para atender os quatro pontos da Av. Anchieta, antes atendidos pela Linha 02.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo