Bertioga terá projeto em parceria

educação patrimonial com Iphan

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 25/11/2019

Bertioga terá projeto de educação patrimonial em parceria com Iphan

Ação faz parte da candidatura do Forte São João a Patrimônio da Humanidade

 

 

O Forte São João recebeu esta semana uma série de encontros para planejamento de projeto de educação patrimonial em Bertioga. Iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a  Prefeitura, escolas e entidades resultará em um livro que fará parte do dossiê de candidatura da fortaleza a Patrimônio da Humanidade pela Unesco. 

As oficinas contaram com a presença de representantes do Comitê Técnico do Iphan de São Paulo, secretarias de Educação e de Turismo, Esporte e Cultura, Sesc, Senac, Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos  de Bertioga, Conselho Municipal de Cultura e monitores do Forte São João.

Segundo a chefe do Núcleo de Educação Patrimonial do Iphan, Sônia Rampim Florêncio, o projeto iniciará a partir do primeiro semestre de 2020 com formação dos professores participantes e a realização de um inventário participativo. A ação envolverá escolas, diversos parceiros e a Rede Paulista de Educação Patrimonial (Repep).

“A intenção é entender qual a percepção que as pessoas têm sobre as referências culturais e patrimônios históricos da Cidade, entre eles, o Forte São João; e qual a relação que elas têm com a fortificação”, afirmou.

Após a conclusão do inventário, será elaborado um livro com o resultado desse levantamento, incluindo trabalhos de alunos e professores. A publicação também terá parte dedicada à Fortaleza da Barra Grande, de Guarujá, que, em conjunto com o Forte São João, representa o estado de São Paulo na candidatura seriada de 19 fortificações brasileiras. A previsão é que o livro seja publicado no final de 2020.

De acordo com a diretora de Cultura, Camila Quelhas o livro vai retratar o que o Forte São João representa para a Cidade e a população, desde os moradores mais antigos até as crianças.

“É um trabalho feito ‘a quatro mãos’ e a espinha dorsal de todo o processo. Um diagnóstico impresso que trará toda a memória que as pessoas têm com relação à fortificação. Além de enriquecer a candidatura como produto final, também é uma maneira de preservar o patrimônio ao longo dos anos”, ressaltou.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo