Trabalhos de combate à dengue

são intensificados em Bertioga

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 27/02/2020

Trabalhos de combate à dengue são intensificados

Nesta época do ano a quantidade de mosquitos Aedes Aegypti, transmissor da dengue, aumenta devido ao clima favorável ao desenvolvimento, tempo quente e chuvoso. Em Bertioga, 116 casos da doença estão em investigação e quatro foram confirmados. É importante que a população fique atenta ao acúmulo de água.

Entre os dias 10 e 14 de fevereiro a equipe da Vigilância em Saúde participou da Semana Estadual de Mobilização Social, entregando panfletos informativos sobre as arboviroses (dengue, chikungunya e zika vírus) nos principais supermercados da Cidade. Houve também ação educativa e vistoria na Casa de Passagem, onde foram orientados a retirar materiais inservíveis que possam servir como criadouro do mosquito.

A Vigilância em Saúde trabalha durante o ano todo para combater o mosquito transmissor das arboviroses. Os agentes saem a campo diariamente, visitando pessoas que tenham contraído a doença e os imóveis ao redor das residências dos doentes, identificando possíveis focos e conscientizando a população. É fundamental que os moradores recebam os agentes e sigam as orientações de prevenção e de eliminação de criadouros.

A secretária de Saúde, Simone Papaiz, informa que as ações de combate foram intensificadas. “A equipe do IEC (Informação, Educação e Comunicação) implantou o controle biológico com peixes larvófagos (se alimentam da larva do mosquito) inseridos em recipientes fixos como piscinas abandonadas. Todo trabalho acontece de forma contínua”, afirma.

DISK DENGUE

A Prefeitura de Bertioga mantém importante canal de comunicação com a população para combater à dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como a zica, chikungunya e febre amarela. É o “Disk Dengue”, linha (13) 3317-6273, do Programa Municipal de Combate às Arboviroses, dedicada a receber denúncias de focos e criadouros.

As queixas são encaminhadas para os agentes de combate a endemias, que vão até o local denunciado. Na abordagem, conscientizam os moradores para retirar objetos que possam acumular água parada e focos de criação do Aedes.

 

Foto: Diego Bachiéga

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo