Ruas de Boraceia

Limpeza

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 09/12/2019

Prefeitura intensifica trabalhos para minimizar danos causados pelas fortes chuvas

 

 

Com a aproximação da temporada de chuvas, a Prefeitura de Bertioga intensifica as ações que já são realizadas durante o ano inteiro, como limpeza de canais e drenagem de ruas.

Nesta época do ano os níveis de chuva aumentam, exemplo disso são as chuvas desta quinta-feira (05), que registraram 38 mm em 16 horas, volume que era esperado para o período de três dias. Não houve ocorrência no serviço de atendimento por telefone da Defesa Civil, através do número 199, serviço que está disponível à população 24 horas.

A Secretaria de Serviços Urbanos trabalha para suprir todas as demandas e minimizar os danos. Estão sendo executadas as seguintes medidas em caráter emergencial: Monitoramento das ruas de Escolas e Unidades de Saúde, manutenção e limpeza de canais, roçada, acompanhamento das ruas alagadas para descobrir o que está ocasionando o alagamento e a desobstrução de valas e tubos.

Melhorias nos bairros

Na última semana foram iniciadas obras de drenagem e pavimentação nos bairros de Boracéia, Jardim Vicente de Carvalho e Centro.

Em Boracéia estão sendo realizados serviços de drenagem e pavimentação da rua Prof. Geraldo Rodrigues Montemor; e das Avenidas Ten. Afio Pecoraro Jr, Aquelino Estebanez Nanni e Deputado Emilio Justo.

A tão aguardada pavimentação das ruas Manoel Gajo e Epiphânio Batista, no bairro Jardim Vicente de Carvalho é realidade. Na quinta-feira (28) aconteceu a assinatura da ordem de serviço do trecho, que compreende a Rio-Santos até Usina de Itatinga.

  A Rua Oswaldo Cruz, no Centro, que recebe diariamente centenas de estudantes e trabalhadores ganhará importante obra de infraestrutura urbana. Trata-se da drenagem e pavimentação asfáltica, no trecho entre a Rua Ayrton Senna e a Rodovia Rio Santos. 

 

Defesa Civil

Seis agentes da Defesa Civil de Bertioga participaram na última semana da OPOV (Oficina Preparatória para as Chuvas de Verão). A capacitação tem o objetivo de preparar os profissionais para atuar de forma preventiva, evitando riscos provocados pelas chuvas, como enchentes e deslizamentos.

A Diretoria Municipal de Defesa Civil realiza trabalhos de prevenção durante o ano todo, mas entre os meses de dezembro a março as ações nas áreas de vulnerabilidade são intensificadas devido ao aumento no índice de chuva. De acordo com o diretor de Defesa Civil, José Carlos de Souza, cinco bairros apresentam maior fragilidade: Caiubura, Sítio São João, Jardim Vicente de Carvalho, Chácaras e Boracéia.

Para receber alerta da Defesa Civil por SMS, o interessado pode se cadastrar enviando mensagem de texto para o número 40199. O serviço de alertas é gratuito. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil por meio do telefone 199.

 

Plano de Contingência

Bertioga possui o Plano Municipal de Contingência, que estabelece procedimentos de urgência em situações de desastres, com diversos órgãos, como Defesa Civil, Bombeiros, Serviços Urbanos e Saúde. O plano prevê atuações de monitoramento, alerta, alarme e resposta, incluindo ações de socorro e ajuda humanitária, além de organizar e atribuir responsabilidades a diversos setores da Administração, contando com apoio dos secretários municipais, diretores, coordenadores, chefes de divisões e outros servidores municipais que forem necessários durante possíveis desastres.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo