“Julho Amarelo” tem ações de prevenção

Ações alertando sobre a Hepatite

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Bertioga 13/07/2018

“Julho Amarelo” tem ações de prevenção em salões de beleza e estúdios de tatuagem em Bertioga

Ações alertando sobre a Hepatite incluem pedágio e testes rápidos no dia 27

A Diretoria de Vigilância em Saúde de Bertioga está realizando uma série de ações em salões de beleza e estúdios de tatuagem na programação do “Julho Amarelo”, que alerta sobre a Hepatite. As equipes estão visitando os estabelecimentos para conscientizar frequentadores e funcionários quanto à correta manipulação de agulhas, seringas e alicates de unha que possam transmitir a doença. Na última sexta-feira do mês, dia 27, está prevista a realização de um pedágio de conscientização, com oferta de testes rápidos, no cruzamento das avenidas Anchieta e 19 de Maio, no Centro.

HEPATITES

As hepatites B e C são doenças virais que atacam o fígado. As pessoas podem viver com o vírus por anos, sem perceber. As hepatites podem evoluir para cirrose, câncer e até levar à morte.

Hepatite B: transmitida por relação sexual sem proteção ou contato com sangue contaminado. Geralmente, não apresenta sintomas, mas pode evoluir para cirrose, câncer e até levar à morte. O diagnóstico e o tratamento são gratuitos pelo SUS. Existe vacina para a doença. São três doses para todos, independente da idade. Estão disponíveis nas unidades básicas de saúde.

Hepatite C: transmitida por contato com sangue contaminado (cirurgias, transfusão de sangue, tatuagem, piercing) ou relação sexual sem proteção. Até 1993, não havia teste para detectar esse tipo de hepatite. Muitas pessoas foram infectadas em cirurgias, transfusão de sangue, tatuagens, colocação de piercing ou compartilhamento de seringas. Por isso, o teste é recomendado para pessoas acima de 40 anos de idade. O teste para a Hepatite C é gratuito e faz parte dos serviços do SUS.

ONDE FAZER O TESTE

Centro de Testagem e Acolhimento (CTA)
Rua Jorge Ferreira, 60. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

ONDE RECEBER A VACINA

De segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas
UBS Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº, Borace?ia
UBS Indaiá – Rua Sa?o Francisco do Sul, s/nº, Indaia?
UBS Mirosam – Rua São Gonzalo, s/nº (Vila do Bem), Bairro Chácaras
UBS Maitinga – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº, Maitinga
UBS Vicente Carvalho II – Rua Epipha?nio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo