Professores de Bertioga participam

capacitação em educação patrimonial

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 17/02/2020

Professores de Bertioga participam de capacitação em educação patrimonial

 

Candidato a Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Forte São João será tema de capacitação que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizará entre os dias 17 e 21 deste mês com professores da rede pública Bertioga. A formação acontece das 13 às 17 horas, na Secretaria de Educação, localizada no Paço Municipal.

A ação é realizada por meio de parceria entre a Prefeitura, Iphan, Sesc Bertioga e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Durante o encontro, os professores conhecerão um pouco mais sobre a história da fortificação, que é a mais antiga do Brasil, além de conceitos de patrimônio cultural e legislação da área, entre outros assuntos. Na oportunidade, será estabelecido um plano de trabalho para 2020.

O objetivo é que os alunos e a população localizada no entorno do Forte São João participem do processo de candidatura, que deve ser oficializada em 2021. A aproximação com a comunidade é uma orientação da Unesco para candidaturas a Patrimônio Mundial.

A formação dos professores é a primeira etapa para realização de um inventário participativo. O levantamento, realizado pela comunidade, mapeará vários aspectos da cultura local, fortalecendo o vínculo entre a população e a fortificação.

As ações de educação patrimonial fazem parte da preparação para a candidatura. Elas são fundamentais para que todos os envolvidos, governos, organizações não-governamentais e comunidades, possam desenvolver uma compreensão comum e uma responsabilidade compartilhada pelo futuro dos bens.

 

CANDIDATURA

O Forte São João e a Fortaleza da Barra Grande de Guarujá representam São Paulo na candidatura seriada do Conjunto de Fortificações do Brasil a Patrimônio Mundial, que inclui 19 monumentos em dez estados do país.  As fortalezas são importantes testemunhos do histórico de ocupação, defesa e integração do território nacional. A inclusão do Forte São João nesta lista reconhece a importância única da fortificação para o mundo, criando um compromisso internacional para garantir a sua preservação.

 

Foto: Diego Bachiéga

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo