Testes rápidos são realizados

em todas as UBS’s de Bertioga

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 20/07/2020

Testes rápidos são realizados em todas as UBS’s de Bertioga

               

Os testes rápidos para detecção do coronavírus estão sendo realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do Município. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 08 às 16 horas.

 

Para realizar o teste rápido é necessário apresentar sintomas relacionados a Covid-19 por oito dias ou mais. “O teste rápido não tem indicação de ser realizado antes do 8° dia de sintomas, pois é necessário esse período para que o organismo humano produza anticorpos que são detectados nesse tipo de teste”, explica a Diretora de Saúde, Bruna Westin.

 

Ao chegar à UBS, o paciente passará pela triagem, caso apresente sintomas relativos à síndrome gripal como tosse, dor de garganta, febre ou outros, ele será avaliado. Confirmado o quadro gripal por oito dias ou mais, o paciente será encaminhado para realizar o teste rápido.

 

A Diretora de Vigilância e Saúde, Lisangela Macário explica que após a realização do teste, a notificação é encaminhada para a Vigilância epidemiológica do município e colocada nas estatísticas. Os pacientes positivos para Covid-19 serão monitorados pelo serviço de enfermagem da própria UBS, como informa a Diretora de Enfermagem, Silsan Sereno.

 

USF Boracéia

 

Além dos testes rápidos, a USF Boracéia está realizando também coletas de Swab. A novidade garante mais agilidade nos atendimentos para os moradores de Boracéia, já que não precisam mais se deslocar até o Centro para passar em consultas clínicas em caso de suspeita da Covid-19.

 

O exame será solicitado conforme avaliação médica. Se tiver dentro dos parâmetros do protocolo do Ministério da Saúde, o médico clínico solicitará a coleta de Swab ou o teste rápido, dependendo de quantos dias o paciente apresentar sintomas para coronavírus.

A UPA continuará também com os serviços de Testagem de Swab normalmente.

 

Unidades

 

USF Boracéia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº – 3312-2641; UBS Indaiá – Rua Sa?o Francisco do Sul, s/nº – 3313-1971; UBS Central – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº, Maitinga – 3317-1291; UBS Mirosam – Rua São Gonzalo, s/nº (Vila do Bem), Bairro Chácaras – 3317-9165; UBS Vicente Carvalho II – Rua Epipha?nio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho – 3317-2001

 

 

Foto: Renato Inácio

 

Diretoria de Comunicação

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo