Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga

Close
Fechar
Veja as câmeras ao vivo de Bertioga
Tudoem Bertioga

Cursos de férias

Fonte:Prefeitura de Bertioga
Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga

Meio Ambiente promove cursos de férias

 

Até o fim de julho, a Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, promoverá cursos de férias. É a oportunidade de aprender de uma maneira divertida e didática mais sobre o cenário ambiental da Cidade.
A primeira turma fará o curso sábado (1), das 9 às 11 horas. 40 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Giusfredo Santini foram convidados pro “Barco Escola: no manguezal tem água, lama, vida e trama” que sairá da antiga balsa. Os participantes visitarão o Canal de Bertioga e o Rio Itapanhaú. O objetivo é promover o conhecimento sobre os ecossistemas locais. Durante o percurso serão tratados temas como: os rios de Bertioga, Oceano Atlântico, Serra do Mar, Mata Atlântica, ecossistema de manguezal, ciclo da água e fauna avistada. Também será explicado sobre o impacto causado pelas embarcações e pelo lixo. Na parte histórica, serão exploradas as ruínas da Ermida Santo Antônio do Guaibê, Armação das Baleias e o Forte São João.

Os mais experientes também terão a oportunidade de aprenderem mais sobre o Meio Ambiente. A trilha “Melhor Idade, melhor bioma”, será feita na quinta (6), das 9 às 13 horas, com saída do Viveiro de Plantas Seo Leo. Podem participar pessoas acima de 18 anos. A atividade será na Praia do Itaguaré e promoverá a interação com a Mata Atlântica.

O terceiro curso é para quem tem entre 9 e 12 anos, são 40 vagas. O tema é “Conhecendo as praias de Bertioga”. De 10 a 14 de julho, o pessoal poderá aprender mais sobre os diferentes aspectos naturais e sociais de cada praia da Cidade. Na segunda (10), a atividade é o dia todo, das 9 às 16 horas, em Itaguaré e Guaratuba, onde poderá ser explorada a restinga e o manguezal. Terça (11), das 9 às 13 horas, eles irão para Boracéia conhecer o ecossistema do jundu. Quarta (12), das 9 às 13 horas, a praia visitada é a de São Lourenço, onde o público aprenderá sobre o tratamento de efluentes e balneabilidade. Quinta (13), das 9 às 13 horas, é a vez de ir até o Indaiá e explorar o costão rochoso. Para finalizar, sexta (14), das 9 às 13 horas, as pessoas podem ir à praia da Enseada, refletir sobre os impactos das atividades e fazer uma limpeza no local.

De 17 a 19 de julho, tem o curso “Matas ciliares: sob novos olhares” para adolescentes de 13 a 15 anos. São 20 vagas. A ideia é conectar o pessoal à natureza, despertando um novo olhar para a paisagem de Bertioga, explorando o potencial do ecoturismo. As atividades são das 9 às 13 horas. Segunda (17), terá palestras no Viveiro. Terça (18), o pessoal vai percorrer o rio Jaguareguava de caiaque, com apoio da Onda BGF e pra fechar quarta (19), será realizado um passeio no manguezal com o Barco Escola.

Fechando os cursos de férias, dias 20 e 21 de julho tem atividade para os pequenos de 5 a 8 anos. São 40 vagas. “O milagre da polinização”, será no Viveiro. Quinta (20), é das 9 às 13 horas e Sexta (21), das 9 às 16 horas. O tema abordado é a importância das espécies de abelhas nativas ou indígenas para o processo de polinização com reconhecimento do local, teatro de fantoches e um passeio pelo caminho das abelhas e mandala de temperos e ervas medicinais. Essas atividades integram a agenda do Infantil VI e 1º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Bertioga.

É recomendado levar para as atividades: água, boné, roupas confortáveis, protetor solar e repelente. Quem quiser participar, pode garantir a participação a partir do dia 3 de julho, no Viveiro de Plantas ‘Seo Leo’ (Rua Manoel Gajo, 1080, ao lado da Delegacia de Polícia, no Centro), das 9 às 16 horas. Para ajudar o próximo, a inscrição será uma doação de roupa, sapato, manta ou cobertor para a Campanha do Agasalho. Além disso, no caso de menores de 18 anos, é necessário entregar uma cópia de documento de identificação. As inscrições seguem abertas até as vagas acabarem. Mais informações pelo telefone (13) 3317-4599.

Autor

Tudoem

Prefeitura do Município de Bertioga

Prefeitura do Município de Bertioga (13) 3319-8000

bertioga@tudoembertioga.com.br

www.bertioga.sp.gov.br

Comentários

Voltar ao Topo