Secretaria da Saúde apresenta balanço

2º quadrimestre de 2017

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 03/10/2017

Secretaria da Saúde apresenta balanço do 2º quadrimestre

Os números foram mostrados em audiência pública na noite da quarta (27), na Câmara Municipal

O balanço do segundo quadrimestre da Secretaria de Saúde de Bertioga foi apresentado na noite de ontem (27), na Câmara Municipal. A pasta realizou, no período, mais de 311 mil atendimentos e procedimentos de Saúde. Comparados com os números do mesmo período do ano passado, todos os indicadores de 2017 tiveram aumento considerável.

Segundo o secretário da pasta, os números positivos são resultado do planejamento estratégico que começou no primeiro quadrimestre. “Fizemos um levantamento situacional da Secretaria. Estamos nos organizando para ter uma programação para avançar ainda mais em 2018. Estou muito satisfeito com os números. Segundo pesquisas de satisfação, o Hospital Municipal tem 80% de indicativos bom e ótimo”, diz.

A apresentação dos números da sede do Legislativo Municipal destacou avanços e melhora na qualidade e produtividade dos serviços de saúde. Tudo a partir da otimização dos trabalhos. O Centro de Especialidades Médicas (CEME), por exemplo, teve aumento de 15% nos atendimentos e incrementou o número de cirurgias, sem nova contratação. Outros serviços como o Núcleo de Apoio à Criança Especial (NACE), Odontologia e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) tiveram importante aumento de atendimento.

Secretário destaca que o crescimento populacional de Bertioga, taxa das mais altas do Estado de São Paulo, impacta e cria demandas nos serviços de Saúde do Município: maior número de nascimentos e fluxo de pacientes nas unidades da rede, vindos inclusive de cidades vizinhas.

Mais com menos

Entre as cidades da Baixada Santista, Bertioga recebe o menor recurso per capita MAC (Média e Alta Complexidades Ambulatorial e Hospitalar) do Sistema Único de Saúde (SUS). “O prefeito Caio Matheus dá muita importância à Saúde. Ele acompanha a área de perto e tem motivado a equipe para conquistar resultados ainda melhores. Hoje o Tesouro Municipal é responsável por 86% do custeio da Saúde. Já demonstramos ao Ministério da Saúde que a verba que recebemos está defasada”, diz o secretário.

Modernização

Em breve, uma série de melhorias vai modernizar e agilizar o atendimento em Saúde no Município. A Unidade Básica de Saúde (UBS) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vista Linda serão inauguradas, a UBS de Boraceia será reformada, um novo CEME no Rio da Praia está em construção, e a ampliação do Hospital Municipal está em andamento.

Além disso, o Cartão Cidadão da Saúde e um aplicativo melhorarão o agendamento de procedimentos e rastreio de pacientes. O projeto piloto já está sendo testado em 500 pacientes do CEME e a expectativa é que 10 mil bertioguenses possuam o cartão até 2018.

NÚMEROS

107.641 procedimentos médicos;

75.476 consultas em toda a rede;

33.689 procedimentos de enfermagem;

13.662 imunizados contra Influenza;

9.625 procedimentos odontológicos;

8.567 pessoas imunizadas com doses do Calendário Nacional de Vacinação;

4.513 procedimentos e consultas a pacientes diabéticos e hipertensos, Programa Hiperdia;

2.141 atendimentos à criança especial;

2.117 atendimentos do SAMU;

2.088 consultas no Centro de Assistência Psico Social (CAPS);

1.154 consultas não médicas (assistência social, fonoaudiologia, nutrologia e psicologia);

583 consultas psicológicas;

311 partos.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo