Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga

Close
Fechar
Veja as câmeras ao vivo de Bertioga
Tudoem Bertioga

Febre amarela

Fonte:Prefeitura de Bertioga
Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga

Febre amarela: Bertioga faz busca por macacos na mata

Objetivo é monitorar possíveis animais infectados com a doença. Vacinação continua nas unidades básicas de saúde.

Mesmo sem casos de febre amarela confirmados ou investigados em Bertioga, a Prefeitura está alerta com a doença. Nas duas últimas semanas, o Departamento de Operações Ambientais (DOA) e a Diretoria de Vigilância em Saúde estão fazendo monitoramento nas regiões de mata da Cidade para mapear e identificar possíveis animais infectados. Nenhum bicho foi encontrado. Um dos locais visitados foi a Casa de Pedra, no início da Serra, na Rodovia Mogi-Bertioga.

No começo da campanha da vacinação contra a doença, muita gente ficou com dúvida se os macacos podem transmitir ou não febre amarela. Na região, são muito comuns os macacos-prego e os bugios.

Caso alguém encontre um macaco morto, a população deve entrar em contato com o DOA, pelo telefone (13) 3317-7073. No fim de semana, por exemplo, o órgão recebeu a informação de que um bicho havia sido encontrado em Guaratuba. Ao chegar ao local, a equipe constatou que o animal na verdade se tratava de um gato, que foi confundido pela população com um macaco. É importante a população avisar os órgãos competentes.

Quando identificados, os animais são enviados para análise no Instituto Adolfo Lutz para confirmar ou não a infecção pela doença. Esse monitoramento é importante para conter o avanço da febre amarela.

Vacinação continua

O Município de Bertioga continua vacinando a população contra a febre amarela. Os interessados em receber a dose da vacina devem comparecer de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, a uma das cinco Unidades Básicas de Saúde da Cidade. A ação prossegue até esgotarem os estoques. Até a última segunda-feira (23), 24.792 pessoas foram vacinadas. No início da campanha, em janeiro, o Estado previa imunizar 46 mil pessoas.

Autor

Tudoem

Prefeitura do Município de Bertioga

Prefeitura do Município de Bertioga (13) 3319-8000

bertioga@tudoembertioga.com.br

www.bertioga.sp.gov.br

Comentários

Voltar ao Topo