DOA realiza ação de soltura de espécie

Macaco prego na natureza

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 21/02/2019

DOA realiza ação de soltura de espécie macaco prego na natureza

Na tarde desta terça-feira (19), o Departamento de Operações Ambientais (DOA) devolveu à natureza, no Parque da Restinga de Bertioga, em Guaratuba, um macaco-prego que havia sido resgatado semana passada.

O mamífero foi encontrado por funcionários da Sociedade Amigos da Riviera de São Lourenço e entregue ao DOA no último dia 12. O animal foi vítima de um choque elétrico na região. Antes de voltar ao habitat natural, a equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) realizou exames no macaquinho para detecção de febre amarela. O Ele sofreu uma fratura e, por isso, recebeu cuidados da veterinária Rafaela Cassaniga, até estar recuperado. Semana passada também foi resgatado um sagui, que ainda está sob cuidados.

DOA

A população pode sempre contar com o Departamento quando avistar algum animal silvestre. O resgate dos bichos é acionado pelo telefone (13) 3317-7073. Este tipo de ação é um dos destaques do trabalho do DOA. Em 2018, mais de 340 animais foram salvos pelas equipes do órgão.

ESPÉCIE

O macaco-prego é um animal de hábitos diurnos e normalmente vive em bandos, que variam entre 20 e 30. Seu comprimento é de, no máximo, 60 cm e pode pesar até 3,5 kg. São onívoros, ou seja, possuem uma alimentação variada que vai desde carne, ovos, frutas, até sementes, aranhas e insetos. Dificilmente descem dos topos das árvores, fazendo isso somente para beber água e se alimentar vez ou outra. Podem viver até 40 anos e, na reprodução, a gestação de um filhote dura 6 meses, com a fêmea tendo apenas um filhote por parto.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo