Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga

Close
Fechar
Veja as câmeras ao vivo de Bertioga
Tudoem Bertioga

Servidores recebem treinamento

Fonte:Prefeitura de Bertioga
Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga

Servidores recebem treinamento para cumprir metas de governo e usar melhor recursos

Servidores municipais participaram essa semana do curso “Eficiência no Planejamento e Controle da Administração Pública”, ministrado pelo especialista em finanças públicas Mauricio Queiroz de Castro. O evento foi realizado pela Prefeitura, nas dependências do Instituto de Previdência do Município de Bertioga (BERTPREV). O objetivo é que os servidores cumpram leis, melhorando a gestão e fazendo mais com menos recursos públicos.

O curso abordou também as exigências legais, a importância do processo de planejamento e execução de legislações como o Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA).

O curso foi uma iniciativa dos servidores Rita de Cassia Santos e Victor Mendes Neto, da Coordenadoria de Gestão e Avaliação Orçamentária do Município.  A coordenadoria tem como uma das diretrizes o investimento contínuo em cursos e capacitação para os servidores. O curso mostrou ferramentas para alcançar resultados almejados pela Administração, abordando ainda a atuação do controle externo exercido pelo Poder Legislativo com o apoio institucional dos tribunais de contas.

O evento contou com a presença dos servidores que compõem o Comitê de Acompanhamento de Execução Orçamentária da Administração Direta e Indireta, além de diretores, representantes do BERTPREV e do secretário de Administração e Finanças do Município, Roberto Cassiano.

“O PPA, a LOA e a LDO são instrumentos que existem para definir as metas do governo, formular diretrizes e planejar as ações para atingir os objetivos da gestão em prol da população. Daí surge a importância da administração pública em investir na capacitação dos profissionais envolvidos neste processo”, diz o servidor Samuel Leão Paes.

“Achei muito interessante, tirou várias dúvidas que eu tinha em relação a parte orçamentária. Desejo que possamos ter mais cursos como este futuramente”, opina o servidor Cássio Colombrini Abdala.

PALESTRANTE

Mauricio Queiroz de Castro tem 35 anos de experiência e atuação na área de finanças públicas, exercendo cargos de destaque por 18 anos na execução orçamentária e nos controles financeiros e patrimoniais em órgãos públicos como a Cia. Brasileira de Trens Urbanos e Prefeitura do Município de São Paulo.

Por 17 anos, participou da fiscalização das contas públicas, tendo ocupado o cargo de diretor de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, atuando na coordenação e idealização do projeto Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos (AUDESP), membro do Grupo Técnico de Elaboração de Relatórios da Secretaria do Tesouro Nacional e de grupos de estudos voltados à divulgação, implantação e controles voltados ao cumprimento da Lei de Responsabilidade em âmbito nacional.

Autor

Tudoem

Prefeitura do Município de Bertioga

Prefeitura do Município de Bertioga (13) 3319-8000

bertioga@tudoembertioga.com.br

www.bertioga.sp.gov.br

Comentários

Voltar ao Topo