Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga

Close
Fechar
Veja as câmeras ao vivo de Bertioga
Tudoem Bertioga

Ruas de Boraceia

Fonte:Prefeitura de Bertioga
Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga

Prefeitura intensifica trabalhos para minimizar danos causados pelas fortes chuvas

 

 

Com a aproximação da temporada de chuvas, a Prefeitura de Bertioga intensifica as ações que já são realizadas durante o ano inteiro, como limpeza de canais e drenagem de ruas.

Nesta época do ano os níveis de chuva aumentam, exemplo disso são as chuvas desta quinta-feira (05), que registraram 38 mm em 16 horas, volume que era esperado para o período de três dias. Não houve ocorrência no serviço de atendimento por telefone da Defesa Civil, através do número 199, serviço que está disponível à população 24 horas.

A Secretaria de Serviços Urbanos trabalha para suprir todas as demandas e minimizar os danos. Estão sendo executadas as seguintes medidas em caráter emergencial: Monitoramento das ruas de Escolas e Unidades de Saúde, manutenção e limpeza de canais, roçada, acompanhamento das ruas alagadas para descobrir o que está ocasionando o alagamento e a desobstrução de valas e tubos.

Melhorias nos bairros

Na última semana foram iniciadas obras de drenagem e pavimentação nos bairros de Boracéia, Jardim Vicente de Carvalho e Centro.

Em Boracéia estão sendo realizados serviços de drenagem e pavimentação da rua Prof. Geraldo Rodrigues Montemor; e das Avenidas Ten. Afio Pecoraro Jr, Aquelino Estebanez Nanni e Deputado Emilio Justo.

A tão aguardada pavimentação das ruas Manoel Gajo e Epiphânio Batista, no bairro Jardim Vicente de Carvalho é realidade. Na quinta-feira (28) aconteceu a assinatura da ordem de serviço do trecho, que compreende a Rio-Santos até Usina de Itatinga.

  A Rua Oswaldo Cruz, no Centro, que recebe diariamente centenas de estudantes e trabalhadores ganhará importante obra de infraestrutura urbana. Trata-se da drenagem e pavimentação asfáltica, no trecho entre a Rua Ayrton Senna e a Rodovia Rio Santos. 

 

Defesa Civil

Seis agentes da Defesa Civil de Bertioga participaram na última semana da OPOV (Oficina Preparatória para as Chuvas de Verão). A capacitação tem o objetivo de preparar os profissionais para atuar de forma preventiva, evitando riscos provocados pelas chuvas, como enchentes e deslizamentos.

A Diretoria Municipal de Defesa Civil realiza trabalhos de prevenção durante o ano todo, mas entre os meses de dezembro a março as ações nas áreas de vulnerabilidade são intensificadas devido ao aumento no índice de chuva. De acordo com o diretor de Defesa Civil, José Carlos de Souza, cinco bairros apresentam maior fragilidade: Caiubura, Sítio São João, Jardim Vicente de Carvalho, Chácaras e Boracéia.

Para receber alerta da Defesa Civil por SMS, o interessado pode se cadastrar enviando mensagem de texto para o número 40199. O serviço de alertas é gratuito. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil por meio do telefone 199.

 

Plano de Contingência

Bertioga possui o Plano Municipal de Contingência, que estabelece procedimentos de urgência em situações de desastres, com diversos órgãos, como Defesa Civil, Bombeiros, Serviços Urbanos e Saúde. O plano prevê atuações de monitoramento, alerta, alarme e resposta, incluindo ações de socorro e ajuda humanitária, além de organizar e atribuir responsabilidades a diversos setores da Administração, contando com apoio dos secretários municipais, diretores, coordenadores, chefes de divisões e outros servidores municipais que forem necessários durante possíveis desastres.

Autor

Tudoem

Prefeitura do Município de Bertioga

Prefeitura do Município de Bertioga (13) 3319-8000

bertioga@tudoembertioga.com.br

www.bertioga.sp.gov.br

Comentários

Voltar ao Topo