Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga

Close
Fechar
Veja as câmeras ao vivo de Bertioga
Tudoem Bertioga

Nova exposição permanente do Forte

Fonte:Prefeitura de Bertioga
Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga

Nova exposição permanente do Forte São João será inaugurada em maio

Seminário aberto ao público com os criadores da nova exposição e o Iphan será realizado entre os dias 31 e 03/02, no Sesc Bertioga

 

O Forte São João, primeira fortaleza do Brasil e candidato a patrimônio da humanidade pela Unesco, abrigará nova exposição permanente a partir de maio deste ano. Moderna e interativa, a mostra foi desenvolvida por meio de parceria entre a Prefeitura de Bertioga, Sesc e o Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN)

Com jogos, cenografias, painéis, ilustrações e traquitanas divertidas, a exposição foi criada para que os visitantes possam interagir ao máximo com os ambientes e mergulhar fundo na história do Forte mais antigo do país.

As riquezas naturais e a cultura de Bertioga também estarão presentes, com elementos que representam a Mata Atlântica, a pesca, a culinária e o povo indígena.

Parte do acervo atual permanecerá, como quadros, armadura e canhões, e as demais peças serão expostas em outros espaços públicos, levando um pouco do Forte para os bairros.

Quem assina a exposição é a historiadora Marília Bonas Conte. Especialista em exposições históricas, também foi curadora do Museu do Café de Santos e responsável pela nova mostra do Memorial do Imigrante de São Paulo.

O secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Ney Carlos da Rocha, ressalta que a nova exposição “recoloca o Forte São João em sua correta e merecida posição histórica, como patrimônio não só de Bertioga, mas do Brasil e, em breve, do mundo".

SEMINÁRIO

Para que a população fique por dentro das novidades, será realizado o “Seminário do Forte: nossa história e nosso patrimônio”, entre os dias 31 de janeiro e 03 de fevereiro, no Sesc Bertioga.

Na sexta (31), o evento é voltado aos docentes da rede estadual. Já no sábado (01) o encontro é destinado aos professores da rede particular, monitores ambientais, guias turísticos e público em geral. Na segunda (03), o público-alvo do seminário serão professores da rede municipal e educadores do Forte São João.

Confira a programação:

9 às 10h50 – “O Forte São João de Bertioga: encontro de duas culturas”, com Profa. Dra. Marília Ariza

11 às 13 horas - “A nova exposição do Forte”, com Marília Bonas e curador

assistente.

13 às 15 horas - Intervalo (Não será possível almoçar dentro do Sesc)

15 às 16 horas – “O patrimônio histórico do Forte São João”, com Instituto do Patrimônio Histórico Nacional

16h10 às 18 horas – “Possibilidades educativas a partir da Nova exposição do Forte”, com Auber Bertinelli, do Coleitvo Zebra5.

REFORMA

Para receber a nova exposição, o Forte receberá diversas melhorias e estará fechado à visitação durante o mês de abril, retomando as atividades após a inauguração da mostra.

 

Fotos: Diego Bachiéga

Autor

Tudoem

Prefeitura do Município de Bertioga

Prefeitura do Município de Bertioga (13) 3319-8000

bertioga@tudoembertioga.com.br

www.bertioga.sp.gov.br

Comentários

Voltar ao Topo