Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga

Close
Fechar
Veja as câmeras ao vivo de Bertioga
Tudoem Bertioga

Professores de Bertioga participam

Fonte:Prefeitura de Bertioga
Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga

Professores de Bertioga participam de capacitação em educação patrimonial

 

Candidato a Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o Forte São João será tema de capacitação que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizará entre os dias 17 e 21 deste mês com professores da rede pública Bertioga. A formação acontece das 13 às 17 horas, na Secretaria de Educação, localizada no Paço Municipal.

A ação é realizada por meio de parceria entre a Prefeitura, Iphan, Sesc Bertioga e a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo.

Durante o encontro, os professores conhecerão um pouco mais sobre a história da fortificação, que é a mais antiga do Brasil, além de conceitos de patrimônio cultural e legislação da área, entre outros assuntos. Na oportunidade, será estabelecido um plano de trabalho para 2020.

O objetivo é que os alunos e a população localizada no entorno do Forte São João participem do processo de candidatura, que deve ser oficializada em 2021. A aproximação com a comunidade é uma orientação da Unesco para candidaturas a Patrimônio Mundial.

A formação dos professores é a primeira etapa para realização de um inventário participativo. O levantamento, realizado pela comunidade, mapeará vários aspectos da cultura local, fortalecendo o vínculo entre a população e a fortificação.

As ações de educação patrimonial fazem parte da preparação para a candidatura. Elas são fundamentais para que todos os envolvidos, governos, organizações não-governamentais e comunidades, possam desenvolver uma compreensão comum e uma responsabilidade compartilhada pelo futuro dos bens.

 

CANDIDATURA

O Forte São João e a Fortaleza da Barra Grande de Guarujá representam São Paulo na candidatura seriada do Conjunto de Fortificações do Brasil a Patrimônio Mundial, que inclui 19 monumentos em dez estados do país.  As fortalezas são importantes testemunhos do histórico de ocupação, defesa e integração do território nacional. A inclusão do Forte São João nesta lista reconhece a importância única da fortificação para o mundo, criando um compromisso internacional para garantir a sua preservação.

 

Foto: Diego Bachiéga

 

Autor

Tudoem

Prefeitura do Município de Bertioga

Prefeitura do Município de Bertioga (13) 3319-8000

bertioga@tudoembertioga.com.br

www.bertioga.sp.gov.br

Comentários

Voltar ao Topo