Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga

Close
Fechar
Veja as câmeras ao vivo de Bertioga
Tudoem Bertioga

Forte São João passa por reforma

Fonte:Prefeitura de Bertioga
Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga

Forte São João passa por reforma e recebe nova exposição permanente

Em maio, será inaugurada a exposição permanente do Forte São João, primeira fortaleza do Brasil e candidato a Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Para receber o novo acervo, a fortificação receberá diversas melhorias e estará fechada para visitação durante o mês de abril.

As benfeitorias incluem alinhamento do telhado colonial, substituição de portas e janelas, além de pintura especial à base de cal virgem, material apropriado para edificações de caráter histórico. Os trabalhos serão executados por mão-de-obra qualificada para garantir a preservação do mais importante cartão-postal de Bertioga.

Os funcionários que trabalharão na reforma da fortificação receberão capacitação para executar os reparos e a pintura, por meio de curso de Zeladoria do Patrimônio Cultural. A atividade será realizada pelo Estúdio Sarasá, empresa responsável pela conservação e restauração de importantes construções históricas do país, como o Museu de Arte Sacra de São Paulo.

A oficina gratuita, que também é aberta ao público em geral, acontecerá nos dias 02 e 03 de abril, no Forte São João. Interessados podem se inscrever entre 27 e 28 de março, das 9 às 16 horas, na Casa da Cultura, localizada na Avenida Tomé de Souza, 130, Centro. É necessário levar o documento de identidade.

Durante o período de reforma não haverá atividades no Forte São João. O local reabre à visitação após a inauguração da nova mostra, prevista para o início de maio.

Moderna e interativa, a exposição foi desenvolvida por meio de parceria entre a Prefeitura de Bertioga e o Sesc, sob a supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN).

De acordo com a Diretora de Cultura, Camila Quelhas, todas as ações fazem parte do processo de candidatura do Forte São João a Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

“Com o título, nosso Forte entrará para uma seleta lista de patrimônios mundiais, que inclui, por exemplo, as Pirâmides de Gizé, a Grande Muralha da China e o Taj Mahal. É um reconhecimento de grande importância que projetará Bertioga para o mundo”, destaca.

EXPOSIÇÃO

Com jogos, cenografias, painéis, ilustrações e traquitanas divertidas, a exposição foi criada para que os visitantes possam interagir ao máximo com os ambientes e mergulhar fundo na história do forte mais antigo do país.

As riquezas naturais e a cultura de Bertioga também estarão presentes, com elementos que representam a Mata Atlântica, a pesca, a culinária e o povo indígena.

Quem assina a exposição é a historiadora Marília Bonas Conte. Especialista em exposições históricas, também foi curadora do Museu do Café de Santos e responsável pela nova mostra do Memorial do Imigrante de São Paulo.

Parte do acervo atual permanecerá, como quadros, armadura e canhões, e as demais peças serão expostas em outros espaços públicos, levando um pouco do Forte para os bairros.

ACESSIBILIDADE

O projeto prevê a instalação de um elevador na plataforma externa, onde estão localizados os canhões e as guaritas. Assim, a vista do Canal da Enseada também poderá ser apreciada por deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida.

CANDIDATURA

O Forte São João e a Fortaleza da Barra Grande de Guarujá representam São Paulo na candidatura seriada do Conjunto de Fortificações do Brasil a Patrimônio Mundial, que inclui 19 monumentos em dez estados do país.

A candidatura deve ser oficializada em 2021 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A inclusão do Forte São João nesta lista reconhece a importância única da fortificação para o mundo, criando um compromisso internacional para garantir a sua preservação.

 

Foto: Diego Bachiéga

Autor

Tudoem

Prefeitura do Município de Bertioga

Prefeitura do Município de Bertioga (13) 3319-8000

bertioga@tudoembertioga.com.br

www.bertioga.sp.gov.br

Comentários

Voltar ao Topo