Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga Tudoem Bertioga

Close
Fechar
Veja as câmeras ao vivo de Bertioga
Tudoem Bertioga

Descarte correto de pilhas e baterias

Fonte:Prefeitura Municipal de Bertioga
Tudoem Bertioga
Tudoem Bertioga

Prefeitura intensifica fiscalização para descarte correto de pilhas e baterias pós-consumo

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, intensificou este mês as ações de fiscalização nos comércio da Cidade, para que os consumidores tenham onde descartar corretamente pilhas e baterias usadas. De acordo com o coordenador de Planejamento Ambiental, Fernando Poyatos, esses produtos não podem ser rejeitados no lixo comum, por isso, os estabelecimentos que os vendem, devem oferecer um local apropriado para o descarte correto.

O coordenador explicou que os comércios funcionam como um Ponto de Entrega Primário. Depois de arrecadar certa quantidade desse material, os comerciantes devem levar as pilhas e baterias descartáveis para a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Bertioga, que funciona como Ponto de Entrega Secundário.

É o chamado Sistema de Logística Reversa, sendo que a participação de consumidores e comerciantes não tem custos. Basta entregar os produtos descartados nos locais citados.

“A CDL receberá, em uma quantidade máxima de 10 quilogramas (10 kg), por vez, e emitirá uma declaração de entrega. Os Pontos de Entrega Secundários entregarão as pilhas e baterias descartáveis ao Operador Logístico (neste caso, a Fecomércio), que irá encaminhá-las para a Empresa Recicladora/Reprocessadora”, completou.

A fiscalização está sendo feita pela Prefeitura para detectar os estabelecimentos no Município que não estão cumprindo a exigência legal de disponibilizar uma área para descarte dos produtos. Nesses casos, o usuário pode denunciar ligando para a equipe do Meio Ambiente, no (13) 3319-8034, ou comparecer pessoalmente na Secretaria, localizada no Paço Municipal, à Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Centro, em horário comercial.

Conscientização

O perigo no descarte das pilhas e baterias está no fato de que, se descartadas incorretamente, elas podem ser amassadas, ou estourarem, deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores. Essa substância se acumula na natureza e, por não ser biodegradável (não se decompõe), pode contaminar o solo.

Sistema de Logística Reversa

Em São Paulo, o sistema funciona por meio de um Termo de Compromisso com o Governo do Estado, no qual a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) é a responsável na logística desse sistema.

Autor

Tudoem

Prefeitura do Município de Bertioga

Prefeitura do Município de Bertioga (13) 3319-8000

bertioga@tudoembertioga.com.br

www.bertioga.sp.gov.br

Comentários

Voltar ao Topo