Prefeitura apresenta diagnóstico

Processo de revisão do Plano Diretor

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Bertioga 05/09/2018

Prefeitura apresenta diagnóstico de Bertioga em audiência pública

Estudo faz parte do processo de revisão do Plano Diretor

A análise do estudo realizado pelo Ibespe (Instituto Brasileiro de Estudos Sociais, Política e Estatística) em Bertioga, trouxe resultados sobre o envelhecimento da população local, atividades econômicas e empregos no Município. Além disso, o levantamento apresentou indicações de que os residentes hoje na Cidade são, na maioria, originários de estados nordestinos.

Entre os temas do estudo apresentado, destaca-se a “origem dos moradores da Cidade”, sendo 31,2% provenientes da Região Nordeste do país, 20,9% da Cidade de São Paulo e somente 15,4% naturais de Bertioga. Desses que migraram para a Caçula da Baixada, 46,3% vieram por motivo de trabalho, 40% por causa da família e 4,4% como consequência de aposentadoria.

Os dados da pesquisa amostral realizada pelo Ibespe foram apresentados durante audiência pública, realizada no último dia 30, no Espaço Cidadão. Este levantamento faz parte do processo de revisão do Plano Diretor da Cidade, que começou em 2017 e entra na fase das audiências devolutivas no segundo semestre deste ano.

O Diagnóstico e Prognóstico feito pelo Ibespe é uma radiografia da dinâmica social do Município na atualidade. É o ponto de partida para as ações e políticas públicas que vão nortear e estruturar o processo de revisão do Plano Diretor.

A pesquisa amostral teve como parâmetro 1% da população do Município, de vários bairros, no período de 09 a 10 de Junho de 2018. Foram entrevistados 612 moradores de 21 regiões de Bertioga. Entre os aspectos pesquisados, figuraram problemas nos bairros, condições de moradia, mobilidade urbana, oportunidades de emprego e renda, preservação do meio ambiente, saúde pública, saneamento básico, infraestrutura e segurança.

A pesquisa também identificou o perfil de cada entrevistado, por região, grau de instrução, ocupação, religião, renda familiar, tempo de moradia e redes sociais. A partir dos dados coletados, o processo de revisão do Plano Diretor entra na fase de sistematização das propostas apresentadas durante as audiências que aconteceram no primeiro semestre deste ano, utilizando os dados da pesquisa realizada pelo Ibespe.

Para ter acesso à pesquisa completa, o interessado pode acessar o site www.bertioga.sp.gov.br/planodiretor, ou comparecer na Sala do Plano Diretor, localizada no Paço Municipal, à Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Centro, de segunda a sexta, das 9 às 16 horas.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo