Prefeitura fiscaliza ônibus de alunos

da EE Vicente de Carvalho

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 16/08/2019

Prefeitura fiscaliza ônibus que transportam alunos da EE Vicente de Carvalho

 

Na manhã desta quinta-feira (15), a Prefeitura, junto com representante da Viação Bertioga - empresa responsável pelo transporte coletivo urbano Municipal, fiscalizou os ônibus que saíram de Jardim Vicente de Carvalho II com destino ao Centro (linhas 02, 03, 18 e carros extras), transportando os estudantes da escola estadual do bairro que está interditada desde junho, depois que a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros vistoriaram o local. Os cerca de 800 alunos estão estudando provisoriamente na Faculdade Bertioga e na EE Maria Aparecida Pinto de Abreu Magno.

Houve queixas de pais de alunos por conta da lotação dos coletivos nos horários de pico, visto que, antes da volta às aulas, essas linhas não tinham a mesma demanda de agora. Durante a fiscalização, em menos de uma hora, sete coletivos passaram, sendo quatro extras.  O secretário municipal e Educação, Rubens Mandetta, afirma que desde terça-feira da semana passada, dia 06, a Viação Bertioga, a pedido da secretaria e da diretoria municipal de Trânsito e Transporte, já disponibilizou carros extras, principalmente no horário de pico, das 6h15 às 6h45.

A capacidade dos ônibus urbanos é determinada pela somatória dos passageiros sentados e em pé. “Constatamos que as duas primeiras viagens foram muito tranquilas, a terceira e quarta as mais lotadas, finalizando com a quinta, sexta e sétima em boa condição. A capacidade total de passageiros transportados das sete viagens é de 525 passageiros (sentados e em pé), sendo cerca de 300 alunos, portanto uma média de 43 alunos por viagem”, explica do diretor de Trânsito e Transporte, Ivan de Carvalho. Ele acrescenta que um dos ajustes que pode equilibrar o número de passageiros por carro, é adiar em cinco minutos as duas primeiras saídas.

Pela legislação vigente, a Prefeitura tem a responsabilidade de receber o recurso do Estado (que tem atribuição constitucional de oferecer os ensinos Fundamental II e Médio) e intermediar a distribuição do “passe escolar” entre os alunos e a Viação Bertioga. “A obrigação do transporte desses alunos é do Estado, e os estudantes de todos os municípios, como determina a lei, são transportados em ônibus de linha”, explica o secretário municipal de Educação.

 

Foto: Divulgação

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo