Dengue: Fique atento

não deixe o mosquito se desenvolver

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 22/11/2019

Dengue: Fique atento e não deixe o mosquito se desenvolver

 

Falta apenas um mês para o início do verão, e junto com a nova estação, também começa o período de maior transmissão da Dengue, devido ao clima favorável ao desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti em ambientes quentes e úmidos. Estamos um período chuvoso e é importante que toda população fique atenta ao acúmulo de água.

 

A Vigilância em Saúde trabalha durante o ano todo para combater o mosquito transmissor das chamadas arboviroses. Os agentes saem a campo diariamente, visitando pessoas que tenham contraído a doença e os imóveis ao redor das residências dos doentes, identificando possíveis focos e conscientizando a população. É de extrema importância que os moradores recebam os agentes e sigam as orientações de prevenção e de eliminação de criadouros.

 

A Secretária de Saúde, Simone Papaiz, informa que as ações de combate serão intensificadas. “A equipe do IEC (Informação, Educação e Comunicação) – grupo exclusivo para tratar, junto à população, das questões relacionadas ao mosquito - está implantando o controle biológico (peixes larvófagos, em recipientes fixos como piscinas abandonadas). Todo trabalho acontece de forma contínua”, afirma.

 

DISK DENGUE

A Prefeitura de Bertioga mantém um importante canal de comunicação com a população para combater à Dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, como a Zica e as febres Chikungunya e Amarela Urbana. É o “Disk Dengue”, linha (13) 3317-6273, do Programa Municipal de Combate às Arboviroses, dedicada a receber denúncias de focos e criadouros.

As queixas são encaminhadas para os agentes de combate a endemias da Diretoria de Vigilância em Saúde, que vão até o local. Na abordagem, conscientizam os moradores para retirar objetos que possam acumular água parada e focos de criação do Aedes. A maioria das denúncias é de ferros velhos clandestinos e imóveis que acumulem objetos.

 

 

Foto: Diego Bachiéga

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo