Prefeitura homenageia moradores

que fizeram história e diferença

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 20/12/2019

Prefeitura homenageia moradores que fizeram história e diferença em Bertioga

Projeto “Ruas e Memórias” eterniza trajetórias de pessoas que lutaram pela Cidade

 

A Prefeitura instala na sexta-feira (20) mais duas placas de ruas do projeto “Ruas e Memórias”, que tem como objetivo homenagear moradores que marcaram a Cidade, os eternizando em placas que contam suas trajetórias. As vias são: Cabo/PM Maurício Sólon Mota, na Vista Linda, com solenidade de inauguração às 11 horas; e Av. Emancipador Diney Lyra, no Indaiá, às 12 horas.

Para o diretor de Trânsito e Transporte, Ivan de Carvalho, o projeto mantêm acesa a memória e os personagens. “Muita gente que mora em Bertioga não conhece quem marcou a história do Município. É muito importante resgatar e manter essas lembranças para a atual e as futuras gerações”, diz.

Mais ruas devem receber placas em breve. A população pode sugerir outras personalidades para serem homenageadas. Basta entrar em contato com a Diretoria de Trânsito e Transportes, pelo 3319-9200.

HOMENAGEADOS

Mauricio Sólon Mota

Nascido em 06 de janeiro de 1970, filho de José Sólon Mota e Neusa Santos, estudou na Escola Professor Armando Bellegard e, ainda jovem, trabalhou no Sesc Bertioga como jovem aprendiz.

Em 1996 sua vocação falou mais alto e Sólon passa a fazer parte do quadro da Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde ficou conhecido após anos de trabalho como o Cabo Sólon, o PM boa praça, sempre justo e firme em defesa da sociedade. Foi agraciado com Láurea de 4º Grau, por bravura e reconhecimento de seu bom desempenho como policial.

Cabo Sólon faleceu no dia 10 de dezembro de 2018 e sua morte foi sentida em toda cidade, deixou a esposa Aline e quatro filhos, Milena, Miguel, Mauricio Jr e Matheus.

Sua vida foi traçada em defesa da lei e da ordem, deixa como legado uma história de amor e dedicação ao trabalho na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Seu nome ficará para sempre gravado na memória e no coração do nosso povo.

 

Diney Lyra

Nascido em Santos, em 2 de fevereiro de 1928, começa sua história em Bertioga na década de 70, junto de sua esposa, Irene Lyra, quando decidiram fixar residência na Cidade depois de um passeio de lancha no Indaiá, praia que sempre chamaram de "um pedacinho intocado do céu". O casal Diney e Irene criaram seus filhos Marcelo, jornalista e crítico de cinema; Mylene, bióloga; e Ney, arquiteto.

Acreditando no desenvolvimento de Bertioga, Diney Lyra com seu espírito empreendedor inaugurou em 1980 o Indaiá Praia Hotel, primeiro empreendimento hoteleiro do bairro, por ele construído e administrado por mais de 20 anos.

Diney e Irene começaram a participar da vida local e naturalmente se tornaram representantes dos anseios dos moradores do seu bairro. Lutando sempre ao Iado de sua esposa Irene, teve papel fundamental no movimento de emancipação política e administrativa de Bertioga, que aconteceu em 19 de maio de 1991.

Nos últimos anos, mesmo viúvo, Diney Lyra continuou participando da vida política da cidade, e nos eventos cívicos, vestia a mesma camisa branca com o logotipo da campanha pela emancipação de Bertioga.

No 18° aniversário de emancipação da cidade, homenageado pela Câmara Municipal, Diney Lyra num discurso emocionante relatou a luta e as dificuldades enfrentadas pelos emancipadores.

Diney Lyra faleceu no dia 3 de julho de 2010, aos 82 anos de idade. Sua morte foi lamentada além das fronteiras de Bertioga, em razão da importância de seu trabalho em benefício das pessoas.

 

Foto: Divulgação

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo