Nova exposição permanente do Forte

será inaugurada em maio

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 29/01/2020

Nova exposição permanente do Forte São João será inaugurada em maio

Seminário aberto ao público com os criadores da nova exposição e o Iphan será realizado entre os dias 31 e 03/02, no Sesc Bertioga

 

O Forte São João, primeira fortaleza do Brasil e candidato a patrimônio da humanidade pela Unesco, abrigará nova exposição permanente a partir de maio deste ano. Moderna e interativa, a mostra foi desenvolvida por meio de parceria entre a Prefeitura de Bertioga, Sesc e o Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN)

Com jogos, cenografias, painéis, ilustrações e traquitanas divertidas, a exposição foi criada para que os visitantes possam interagir ao máximo com os ambientes e mergulhar fundo na história do Forte mais antigo do país.

As riquezas naturais e a cultura de Bertioga também estarão presentes, com elementos que representam a Mata Atlântica, a pesca, a culinária e o povo indígena.

Parte do acervo atual permanecerá, como quadros, armadura e canhões, e as demais peças serão expostas em outros espaços públicos, levando um pouco do Forte para os bairros.

Quem assina a exposição é a historiadora Marília Bonas Conte. Especialista em exposições históricas, também foi curadora do Museu do Café de Santos e responsável pela nova mostra do Memorial do Imigrante de São Paulo.

O secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Ney Carlos da Rocha, ressalta que a nova exposição “recoloca o Forte São João em sua correta e merecida posição histórica, como patrimônio não só de Bertioga, mas do Brasil e, em breve, do mundo".

SEMINÁRIO

Para que a população fique por dentro das novidades, será realizado o “Seminário do Forte: nossa história e nosso patrimônio”, entre os dias 31 de janeiro e 03 de fevereiro, no Sesc Bertioga.

Na sexta (31), o evento é voltado aos docentes da rede estadual. Já no sábado (01) o encontro é destinado aos professores da rede particular, monitores ambientais, guias turísticos e público em geral. Na segunda (03), o público-alvo do seminário serão professores da rede municipal e educadores do Forte São João.

Confira a programação:

9 às 10h50 – “O Forte São João de Bertioga: encontro de duas culturas”, com Profa. Dra. Marília Ariza

11 às 13 horas - “A nova exposição do Forte”, com Marília Bonas e curador

assistente.

13 às 15 horas - Intervalo (Não será possível almoçar dentro do Sesc)

15 às 16 horas – “O patrimônio histórico do Forte São João”, com Instituto do Patrimônio Histórico Nacional

16h10 às 18 horas – “Possibilidades educativas a partir da Nova exposição do Forte”, com Auber Bertinelli, do Coleitvo Zebra5.

REFORMA

Para receber a nova exposição, o Forte receberá diversas melhorias e estará fechado à visitação durante o mês de abril, retomando as atividades após a inauguração da mostra.

 

Fotos: Diego Bachiéga

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo