UTI Covid de Bertioga conta com

hemodiálise para pacientes internados

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 11/06/2021

UTI Covid de Bertioga conta com hemodiálise para pacientes internados

 

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid do Hospital Municipal de Bertioga passa a contar, a partir desta quinta-feira (10), com serviço de hemodiálise para os pacientes infectados pelo vírus e que estejam internados. São quatro aparelhos de hemodiálise e uma equipe especializada, composta por médico nefrologista e enfermeiros.

Além disso, a Unidade também conta com insumos para realizar sessões nas pessoas com insuficiência renal crônica ou aguda. De acordo com a Secretaria de Saúde, cerca de 80% dos pacientes com Covid-19 necessitam de hemodiálise.

“O serviço é fundamental para auxiliar o tratamento das pessoas internadas na UTI Covid-19, já que a máquina faz a função dos rins, limpando, filtrando o sangue e extraindo as impurezas. Desta forma é possível manter o equilíbrio do organismo do paciente”, afirma a secretária de Saúde, Janice Santos.   

O prefeito Caio Matheus destaca a importância do equipamento para a Cidade. “Esse é um grande ganho na história da saúde do Município. Com o serviço sendo oferecido no Hospital Municipal, não haverá necessidade de transferência dos pacientes para outros municípios. É um equipamento que vai salvar vidas, promover mais agilidade e qualidade de atendimento”, diz.

 

Hemodiálise

Hemodiálise é um procedimento que ocorre por meio de uma máquina que limpa e filtra o sangue, atuando em substituição dos rins prejudicados. No processo são retirados do corpo os resíduos que fazem mal à saúde, como o excesso de sal e líquidos. Com o procedimento também é possível controlar a pressão arterial e manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, entre outras.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo