Prefeitura oferece cuidados especiais

para gestantes durante pandemia

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 29/04/2020

Prefeitura oferece cuidados especiais para gestantes durante pandemia Grávidas contam com ambiente seguro para realizar o pré-natal e medidas de proteção durante o pós-parto

 

A preocupação principal da Prefeitura é com a saúde da população, por este motivo, mesmo em meio a pandemia, os cuidados com as gestantes não param. A rede municipal de saúde continua com os atendimentos de pré-natal e realizando os exames de rotina, além dos laboratoriais e ultrassonografias.

O secretário de Saúde de Bertioga, Valter Campoi, afirma que o pré-natal é fundamental para uma gestação saudável e para o desenvolvimento do bebê, por isso é essencial que as grávidas façam o acompanhamento médico, incluindo as com gravidez de risco. “As gestantes de alto risco recebem atendimento individual conforme a necessidade de cada uma. O Hospital Municipal está preparado para receber as mamães. Instalamos rígidos protocolos para garantir um ambiente seguro e higienizado”, afirma.

Sobre as idas às consultas, a secretaria de Saúde orienta que as gestantes mantenham distância de outras pessoas e avalie a possibilidade de ir sozinha, para evitar aglomeração. É importante o uso de máscara caso tenha sintomas respiratórios, se não possuir máscara, solicite uma na recepção. Higienize as mãos com água e sabão ou álcool em gel 70% sempre que possível. Evite tocar nos olhos, boca e nariz sem ter higienizado as mãos.

 

Recomendações e cuidados para quando o bebê chegar:

- Amamentação: Nenhum estudo apresentou que há possibilidade de transmissão do vírus através do leite. Caso apresente sintomas respiratórios, é imprescindível o uso de máscara durante a amamentação. Higienize bem as mãos antes de amamentar.

- Acompanhante no pós-parto: O pai do recém-nascido pode ficar no quarto, mas caso apresente sintomas respiratórios, a mãe poderá solicitar outro familiar, sem revezamento. Antes de entrar e após sair do quarto, o acompanhante deve higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel 70%.

- Visitas na maternidade: Estão suspensas.

- Visitas em casa: Não é aconselhável. Devem ser seguidas todas as recomendações do Ministério da Saúde que, no momento, solicita o distanciamento social. Lembre-se: pessoas aparentemente saudáveis podem estar infectadas, mas não apresentam sintomas e também transmitem o vírus. Dê preferência para vídeo chamadas. O pós-parto é um momento estressante, aproveite a quarentena para se recompor.

 

Foto: Renata de Brito

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo