Canoístas acionam DOA e GREMAR

para resgate de tartaruga marinha

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 11/07/2020

Canoístas acionam DOA e GREMAR para resgate de tartaruga marinha

 

Nesta terça-feira (07) uma tartaruga verde foi resgatada por canoístas do Bertioga Paddle Clube, no Canal de Bertioga. A equipe acionou o GREMAR e o DOA (Departamento de Operações Ambientais), para resgate do animal que apresentava lesões no casco.

 

O animal foi levado para o instituto GREMAR, onde está sendo tratada para retornar ao mar. Os atletas encontraram a tartaruga marinha em um lugar conhecido como Bico do Corvo, próximo ao Farol de Bertioga, na costeira.

 

Assim que notaram que ela estava com dificuldades para respirar e nadar, os canoístas a colocaram em uma das canoas e levaram até o clube (Canoa Paddle Club) onde guardam suas canoas.

 

“A tartaruga resgatada é da espécie aruanã. Tem em torno de 07 anos de idade e pode viver até os 100 anos de idade e pesar até 300 quilos. Pedimos para que as pessoas que encontrarem animais silvestres acionem imediatamente o DOA”

 

O diretor Nelson Jorge de Castro ainda lembra, que na segunda-feira (06) o DOA com apoio dos bombeiros resgatou um saruê no bairro Indaiá. “Esse tipo de ação é importante para salvar a vida dos animais. Contamos com a colaboração da população”, disse.

 

Resgate de animais

A captura de animais silvestres em áreas urbanas é um trabalho de destaque do DOA, que registrou no primeiro semestre de 2020 mais de 140 resgates, entre cobras, tamanduás, pássaros, lagartos, saruês, preguiças, gato do mato, pinguins e tartarugas.

 

Os animais capturados são encaminhados para entidades receptoras da região, especializadas no atendimento de animais silvestres. Os animais marinhos são encaminhados ao Instituto GREMAR, que trabalha na reabilitação. Os atendimentos emergenciais são feitos em ONGs parceiras.

 

Serviço

O resgate dos bichos é acionado pelo telefone (13) 3317-7073.

 

Denúncias podem ser feitas 24 horas por dia pelos telefones (13) 3317-7073, Guarda Civil Municipal (GCM): 153 ou Defesa Civil: 199.

 

 

Diretoria de Comunicação

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo