Defesa Civil intensifica trabalhos

prevenção aos riscos das chuvas

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 04/12/2019

Defesa Civil intensifica trabalhos de prevenção aos riscos da temporada de chuvas

 

Na última semana seis agentes da Defesa Civil de Bertioga participaram da OPOV (Oficina Preparatória para as Chuvas de Verão), que aconteceu em Cubatão. A capacitação tem o objetivo de preparar os profissionais para atuar de forma preventiva, evitando riscos provocados pelas chuvas, como enchentes e deslizamentos.

 

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil realiza trabalhos de prevenção durante o ano todo, mas entre os meses de dezembro a março as ações nas áreas de vulnerabilidade são intensificados devido ao aumento no índice de chuva. De acordo com o diretor de Defesa Civil, José Carlos de Souza, cinco bairros apresentam maior fragilidade: Caiubura, Sítio São João, Jardim Vicente de Carvalho, Chácaras e Boracéia.

 

Para receber alerta da Defesa Civil por SMS, o interessado pode se cadastrar enviando mensagem de texto para o número 40199. O serviço de alertas é gratuito. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil por meio do telefone 199.

 

Plano de Contingência

 

Bertioga possui o Plano Municipal de Contingência, que estabelece procedimentos de urgência em situações de desastres, com diversos órgãos, como Defesa Civil, Bombeiros, Serviços Urbanos e Saúde. O plano prevê atuações de monitoramento, alerta, alarme e resposta, incluindo ações de socorro e ajuda humanitária, além de organizar e atribuir responsabilidades a diversos setores da Administração, contando com apoio dos secretários municipais, diretores, coordenadores, chefes de divisões e outros servidores municipais que forem necessários durante possíveis desastres.

 

Em casos de sinistros, as vítimas podem ser encaminhadas às escolas municipais ou a serviços de assistência social, como o Albergue Municipal – Casa de Passagem Renascer, que fica na Rua Ayrton Senna da Silva, 1108, Centro.

 

A Cidade também possui mapas do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) de 2014. No levantamento feito em 2014 o IPT registrou 1800 moradias e aproximadamente 7000 moradores em vulnerabilidade.

 

Foto: Divulgação

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo