Descarte correto de pilhas e baterias

Prefeitura intensifica fiscalização

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Bertioga 22/08/2018

Prefeitura intensifica fiscalização para descarte correto de pilhas e baterias pós-consumo

A Prefeitura de Bertioga, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, intensificou este mês as ações de fiscalização nos comércio da Cidade, para que os consumidores tenham onde descartar corretamente pilhas e baterias usadas. De acordo com o coordenador de Planejamento Ambiental, Fernando Poyatos, esses produtos não podem ser rejeitados no lixo comum, por isso, os estabelecimentos que os vendem, devem oferecer um local apropriado para o descarte correto.

O coordenador explicou que os comércios funcionam como um Ponto de Entrega Primário. Depois de arrecadar certa quantidade desse material, os comerciantes devem levar as pilhas e baterias descartáveis para a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Bertioga, que funciona como Ponto de Entrega Secundário.

É o chamado Sistema de Logística Reversa, sendo que a participação de consumidores e comerciantes não tem custos. Basta entregar os produtos descartados nos locais citados.

“A CDL receberá, em uma quantidade máxima de 10 quilogramas (10 kg), por vez, e emitirá uma declaração de entrega. Os Pontos de Entrega Secundários entregarão as pilhas e baterias descartáveis ao Operador Logístico (neste caso, a Fecomércio), que irá encaminhá-las para a Empresa Recicladora/Reprocessadora”, completou.

A fiscalização está sendo feita pela Prefeitura para detectar os estabelecimentos no Município que não estão cumprindo a exigência legal de disponibilizar uma área para descarte dos produtos. Nesses casos, o usuário pode denunciar ligando para a equipe do Meio Ambiente, no (13) 3319-8034, ou comparecer pessoalmente na Secretaria, localizada no Paço Municipal, à Rua Luiz Pereira de Campos, 901, Centro, em horário comercial.

Conscientização

O perigo no descarte das pilhas e baterias está no fato de que, se descartadas incorretamente, elas podem ser amassadas, ou estourarem, deixando vazar o líquido tóxico de seus interiores. Essa substância se acumula na natureza e, por não ser biodegradável (não se decompõe), pode contaminar o solo.

Sistema de Logística Reversa

Em São Paulo, o sistema funciona por meio de um Termo de Compromisso com o Governo do Estado, no qual a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) é a responsável na logística desse sistema.

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo