Centro de Controle de Zoonoses

Cuidar da saúde dos humanos

Saiba Mais

Prefeitura Municipal de Bertioga 28/08/2018

Função da Zoonoses é cuidar da saúde dos humanos

Ao contrário do que muita gente pensa, o trabalho do Centro de Controle de Zoonoses é voltado à saúde humana

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bertioga é um órgão da Secretaria Municipal de Saúde que tem a função de controlar doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos pelos animais, como leptospirose, doença de Chagas, leishmaniose, leptospirose, raiva entre tantas outras que podem até levar as pessoas à morte.


Mas isso não quer dizer que o CCZ seja insensível aos bichinhos. Pelo contrário! Outro engano muito comum é as pessoas acreditarem que a Zoonoses é uma clínica que oferece atendimento veterinário. O atendimento veterinário no local é realizado voltado a problemas específicos de zoonoses e castração. Além disso, um forte trabalho de conscientização contra maus tratos e combate a doenças nos bichinhos que possam infectar humanos.


CONFIRA OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO CCZ


CASTRAÇÃO - A Zoonoses oferece gratuitamente a castração de cães e gatos, para evitar que animais sejam abandonados nas ruas sem cuidados, levando doenças para a população. As castrações são agendadas e realizadas gratuitamente, depois de consulta prévia no próprio CCZ. O agendamento acontece todas as terças e quintas-feiras, com a entrega de senhas (20 animais, 1 animal por pessoa), a partir das 8 horas, ou por solicitação de veterinários particulares através de encaminhamento.


VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA - Durante todo o ano, cães e gatos podem ser imunizados contra a raiva. A campanha de vacinação antirrábica ainda percorre os bairros da cidade para imunizar os animais.


EUTANÁSIA - O CCZ não sacrifica animais há mais de 10 anos, antes mesmo dessa prática ser abolida pela lei 12.916/08. A única exceção para a eutanásia é quando o dono apresenta laudo médico veterinário atestando que o animal está em estado terminal e que não responde mais a tratamentos. Sem esse documento o procedimento não é realizado.


RECOLHIMENTO DE ANIMAIS - O CCZ também recolhe animais nas ruas, em parceria com o DOA da Secretaria de Meio Ambiente, que são posteriormente postos à adoção.


DESRATIZAÇÃO - Para evitar doenças aos humanos, o trabalho de desratização é executado pelos agentes do CCZ em logradouros públicos como bueiros, lixeiras comunitárias e outros locais que possam se tornar criadouros de ratos. O serviço é gratuito, solicitado por telefone ou pessoalmente.


SERVIÇO
Rua Manoel Gajo, 2644, Parque Estoril (caminho do Itatinga)
Funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Telefone: (13) 3316-4079
E-mail: zoonoses.bertioga@gmail.com

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo