Entenda a reurbanização da Praça

Praça dos Emancipadores em Bertioga

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 29/07/2019

Entenda a reurbanização da Praça dos Emancipadores

Além da Praça histórica, outros locais da Cidade recebem melhorias

 

Nos últimos dias, o início das obras de reurbanização da Praça dos Emancipadores rendeu muitos comentários nas redes sociais que precisam ser explicados, para que não se transformem em “fake news”. Leia atentamente e entenda o caso.

A melhoria conta com recursos do DADE (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias), ou seja, não há despesa para o Município. O DADE é ligado à Secretaria Estadual do Turismo. Dentre outras atribuições, transfere recursos diretos para a execução de obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo em 67 cidades reconhecidas como Estâncias – Balneárias, Turísticas, Hidrominerais e Climáticas.

Para receber a verba, que só pode ser investida em obras de cunho turístico, a prefeitura de cada cidade deve determinar como o valor será aplicado. O Departamento analisa tecnicamente cada projeto e os aprova quando estiverem de acordo com as normas. Este recurso também precisa ser aprovado pelo Conselho Municipal de Turismo, formado por representantes do legislativo, entidades e sociedades civis de Bertioga.

Depois da aprovação, os convênios entre município e DADE são assinados pelo prefeito e pelo secretário de Turismo do Estado. A partir daí, os recursos começam a ser liberados. Sendo assim, o valor não pode ser usado em outras obras, pois é enviado direta e exclusivamente para o projeto aprovado.

 

Passado, presente e futuro

A Praça dos Emancipadores fica no cruzamento entre as avenidas Anchieta e 19 de Maio. O monumento edificado na Praça tem um significado muito importante para a história da Cidade e marca a luta pela emancipação de Bertioga. Na base do monumento há uma placa com o nome dos membros da Comissão Pró Autonomia e Emancipação, homens e mulheres que lutaram para tornar Bertioga município. Preservar a praça e valoriza-la é eternizar a história.

A reurbanização fará a integração da orla da Praia da Enseada com a região central da Cidade. O objetivo é valorizar a área e, desta forma, estimular o turismo e o comércio. O projeto prevê também a construção de um monumento em estrutura metálica, espelho d'água com chafariz, projeto paisagístico e passeio público.

 

As obras não param!

Você pode perguntar: “E a saúde? E a pavimentação da minha rua? E moradia? Calma, acontecem obras em toda Cidade, desde saneamento básico, até construção de UTIs. De acordo com a Secretaria de Obras e Habitação de Bertioga, o Município investiu entre os anos de 2017 e 2019 mais de R$ 17 milhões em obras de infraestrutura.

O prefeito de Bertioga esteve diversas vezes em Brasília buscando recursos junto ao Governo Federal para melhorar a qualidade de vida da população. Projetos como saneamento básico, drenagem e pavimentação, entre outros, saíram do papel após as solicitações do gestor municipal.

Segundo o secretário municipal de Obras e Habitação, Luiz Carlos Rachid, as reivindicações foram prontamente acolhidas. “Os ministérios se comprometeram a empenhar-se junto ao Governo Federal para a liberação em caráter de urgência das solicitações encaminhadas pelo prefeito Caio Matheus”, disse.

Esta semana o prefeito assinou contrato de cerca de R$ 27,5 milhões, que serão investidos em importantes obras de drenagem e pavimentação por todos os bairros da Cidade.

Na última semana também foi divulgada a melhor e mais esperada notícia na área de Saúde: retomada das obras de ampliação do Hospital Municipal de Bertioga. O secretário de estado da Saúde anunciou o novo convênio com a Prefeitura. Atualmente o Hospital mantém 49 leitos abertos, 12 destes de maternidade. A ampliação deve mais que duplicar a oferta de vagas e inclui também dez leitos de UTI adulto, algo inédito na história da Cidade. Quando concluída, a ampliação terá ligação com o atual Hospital e Pronto Atendimento Municipal, tornando o local um grande complexo hospitalar.

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo