Prefeitura instala placa em homenagem

saudoso José Laurentino Santiago

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 07/02/2020

Prefeitura instala placa em homenagem ao saudoso José Laurentino Santiago

 

 

Neste sábado (08), a Prefeitura instala mais uma placa do “Ruas e Memórias”, desta vez em homenagem a José Laurentino Santiago. A cerimonia será na Rua Aprovada 98 (antiga rua B), Jd. das Canções, às 11 horas. O projeto tem objetivo de homenagear moradores que marcaram a Cidade, os eternizando em placas que contam suas trajetórias.

Mais ruas devem receber placas em breve. A população pode sugerir outras personalidades para serem homenageadas. Basta entrar em contato com a Diretoria de Trânsito e Transportes, pelo 3319-9200.

Saiba mais sobre o homenageado:

José Laurentino Santiago nasceu em Itabaiana, Sergipe, em 28 de abril de 1946. Filho de Manoel Santiago e Maria Laurentina Santiago. Em 1950 mudou-se para Santos em companhia de seus pais. Estudou nas unidades de ensino: Sesi, Escola Estadual Visconde de São Leopoldo e Instituto Dona Escolástica Rosa.

Começou a frequentar Bertioga em 1965 e foi pioneiro no Município na comercialização de sorvetes e no ramo de floricultura, representados até hoje. Fixou-se na Cidade em 1970.

Seu casamento também aconteceu no Município, em 25 de setembro de 1976. Casou-se com Elizabeth Santana Santiago, filha de Dário Santana e Terezinha Santana. Teve três filhas: Maria Claudia, Glaucia e Maria da Conceição, todas comerciantes e residentes em Bertioga.

Em 1980 foi proprietário de táxi e trabalhou no ponto Ferry Boat de Bertioga. Foi tesoureiro da Associação Comercial de Bertioga e Presidente por duas vezes. Atuou também no Movimento de Emancipação da Cidade. Como coordenador deste movimento e Presidente da ACIPEB, entregou ao então Governador do Estado de São Paulo, Doutor Luiz Antônio Fleury Filho, um documento que pedia a atenção do governador para uma série de benefícios para Bertioga, como a proposta de Emancipação Político Administrativa, o impasse que estava acontecendo com o terminal turístico e a falta de recapeamento asfáltico da rodovia Rio Santos.

Teve também outras funções importantes, como Diretor de Relações Públicas do Sindicato do Comercio Varejista da Baixada Santista, Tesoureiro do Lions Clube de Bertioga, Diretor de Abastecimento do Município durante os anos 1997 e 1998, tendo concedido descontos aos ambulantes para pagamentos à vista de suas taxas, diminuindo a inadimplência e facilitando a quitação.

Fundou o COMBERT (Conselho Municipal do Menor), embrião do atual Conselho Tutelar do Município. Santiago participou de vários outros conselhos municipais de Bertioga, tendo colaborado para a redação final da Primeira Lei Orgânica do Município, do Plano Diretor da Cidade (Código do uso do Solo). Um dos maiores orgulhos de Santiago foi ter sido um dos fundadores do Grêmio Recreativo “Num Impurra Que Pió", grupo de principal destaque no carnaval da Cidade.

 

Foto: Divulgação

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo