Bertioga vacina contra o Sarampo

população pode procurar UBSs

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 25/07/2019

Bertioga vacina contra o Sarampo

 

Apesar da Cidade não registrar casos, população pode procurar UBSs para receber as doses

 

Bertioga não registra caso confirmado ou suspeito de Sarampo, mas para prevenir, a Secretaria de Saúde orienta que quem ainda não tenha sido vacinado contra a doença, compareça a qualquer UBS da Cidade para receber sua dose.

 

O estado de São Paulo vive um surto da doença, com quase 500 casos registrados, a maioria deles na Capital. A epidemia é um fenômeno global. A OMS (Organização Mundial de Saúde) identificou surtos de Sarampo em 170 países desde 2017.

 

O SARAMPO

 

O Sarampo é uma doença infecciosa extremamente contagiosa, transmitida pela fala, tosse e espirro, que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Em algumas partes do mundo, é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

 

Os sintomas são febre alta, acima de 38,5°C, exantema maculopapular generalizado (área vermelha na pele), tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos que aparecem na mucosa bucal, antecedendo ao exantema).

 

A doença pode evoluir para complicações como infecções respiratórias, infecção no ouvido, doenças diarreicas e doenças neurológicas. É recomendável a administração da vitamina A em crianças com a doença, a fim de reduzir a ocorrência de casos graves e fatais. Não existe tratamento específico para o sarampo: a única forma de prevenção é a vacina!

 

VACINA

 

O esquema de vacina é o seguinte: duas doses de vacina para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade, sendo uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose da vacina tetra viral aos 15 meses de idade, até 29 anos o indivíduo deve ter recebido duas doses. Uma dose da vacina tríplice viral também está indicada para pessoas de 30 a 49 anos de idade.

 

Crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade: uma dose aos 12 meses (tríplice viral) e outra aos 15 meses de idade (tetra viral).

 

Crianças de 5 anos a 9 anos de idade que perderam a oportunidade de serem vacinadas anteriormente:duas doses da vacina tríplice 

 

Adolescentes e adultos até 49 anos:

- Pessoas de 10 a 29 anos  -  duas doses das vacina tríplice 

- Pessoas de 30 a 49 anos  - uma dose da vacina tríplice viral

 

Quem NÃO pode receber a vacina:

 

- Casos suspeitos de sarampo.

- Gestantes - devem esperar para serem vacinadas após o parto. Caso esteja planejando engravidar, a mulher deve assegure-se que está protegida. Um exame de sangue pode atestar que a paciente já está imune à doença. Se não estiver, deve ser vacinada um mês, antes da gravidez e esperar pelo menos quatro semanas antes de engravidar.

- Menores de 6 meses de idade.

- Imunocomprometidos, indivíduo cujo sistema imunológico apresenta baixa resistência

 

ONDE RECEBER A VACINA:

 

USF Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº

UBS Indaiá – Rua Sa?o Francisco do Sul, s/nº

UBS Maitinga – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº

UBS Mirosam – Rua São Gonzalo, s/nº (Vila do Bem), Bairro Chácaras

UBS Vicente Carvalho II – Rua Epipha?nio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho

 

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo