‘Navegar é preservar’

expedição de limpeza de praias

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 16/09/2021

‘Navegar é preservar’- Bertioga e mais oito municípios do litoral paulista realizam expedição de limpeza de praias neste final de semana

Ação também acontece no mar, rios, mangues e costões rochosos, de Bertioga a Cananéia

Link para vídeo: https://we.tl/t-C6ipRMvhyS

Inicia nesta sexta-feira (17) a programação do ‘Navegar é Preservar’, evento realizado pela Prefeitura de Bertioga e mais oito municípios do litoral paulista, que se uniram para fazer uma expedição de limpeza do mar, costões rochosos, praias e mangues. A cerimônia de abertura acontecerá próximo ao Píer Licurgo Mazzoni, às 17 horas, com o Luau Escuna Show, e será encerrada no Festival das Ostras em Cananéia, no dia 19.

As ações fazem parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, período de 2021 a 2030, declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a fim de conscientizar as pessoas em todo o mundo sobre a importância dos oceanos. A proposta do evento também está alinhada ao Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios, celebrado no dia 18 de setembro.

Em Bertioga, as ações serão desenvolvidas em duas fases, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e Turismo, Esporte e Cultura. A primeira consiste na retirada de microlixo da faixa de areia das praias, limpeza dos manguezais e rios. Esta fase conta com a participação de voluntários do Greenpeace e AMOLB (Associação dos Monitores Locais de Bertioga), monitores da ABECO (Associação Bertioguense de Ecoturismo) e a ONG Bio Conscientização.

A segunda fase envolve as embarcações, que serão responsáveis por alcançar locais de difícil acesso, como penínsulas, costões rochosos e o fundo de mar, além de destinarem os resíduos coletados ao ponto de pesagem. Confira a programação abaixo.

A expedição é realizada por Bertioga, Guarujá, Cubatão, Praia Grande, Santos, Mongaguá, Peruíbe, Ilha Comprida e Cananéia, contando com o apoio do Fórum Náutico Paulista, Secretaria de Turismo e Viagens do Estado, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Náutica e Exército Brasileiro.

Interessados em participar do evento, sejam ONGs, donos de embarcações ou voluntários, devem realizar inscrição gratuita pelo link: https://www.even3.com.br/navegar/.

 

PROGRAMAÇÃO - 17 a 20/09

 

Sexta – 17/09

9 horas - Limpeza da Praia de Guaratuba. Ponto de encontro: portaria do condomínio (AMOLB / ABECO);

17 horas - Abertura do evento com o Luau Escuna Show, no Píer Licurgo Mazzoni. Estarão presentes representantes do Governo do Estado, Polícia Militar Ambiental Marítima, Marinha, Corpo de Bombeiros de Bertioga e Artilharia Antiaérea de Praia Grande.

 

Sábado - 18/09

5 horas da manhã - Navegação através do Canal de Bertioga;

8 às 15 horas - Limpeza da Praia de Boraceia, com apoio da ONG Bio Conscientização. Ponto de encontro: Galpão Morada da Praia;

9 às 12 horas - Limpeza dos manguezais e Rio Itapanhaú, através do Barco Escola Arca do Saber, que partirá do flutuante ao lado do Mercado Municipal de Pescados. Organizações envolvidas: Secretaria Meio Ambiente, AMOLB e ABECO;

9 às 12 horas - Limpeza dos manguezais e Rio Itapanhaú. Partida do Porto de Itatinga, com voluntários da AMOLB.

 

Domingo – 20/09

8 às 12 horas - Limpeza Costão Rochoso, no Cantão do Indaiá. Ponto de encontro: Marina Capital (AMOLB / ABECO);

 

8 às 12 horas - Praia do Itaguaré (sentido Guaratuba). Ponto de encontro: restaurante Vila das Ostras - (AMOLB / ABECO);

 

9 horas - O Barco Escola Arca do Saber partirá do flutuante, ao lado do Mercado de Pescados, com destino ao portinho do Caruara, em Santos, e marinas do Guarujá, para recolher os resíduos coletados durante todo o dia. Após a coleta, será feita a pesagem e a destinação correta do material.

 

Fotos: Renato Inácio

Att,

Izabely Carvalho

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo