População deve se prevenir

vacinação contra o Sarampo

Saiba Mais

Prefeitura de Bertioga 30/01/2020

População deve se prevenir contra o Sarampo

Pessoas com seis meses a 49 anos de idade podem se vacinar em todas as UBSs da Cidade

 

Bertioga não registra epidemia de Sarampo, porém, em 2020, foram confirmados dois casos. Para prevenir novas ocorrências, a Secretaria de Saúde orienta que quem ainda não tenha sido vacinado contra a doença, compareça a qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cidade para receber a dose.

 

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. A transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. Em algumas partes do mundo, é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de cinco anos de idade. A única maneira de evitar o sarampo é a vacina.

 

Os principais sintomas são: febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Após três a cinco dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Depois do aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças com menos de cinco anos.

 

Quem deve se vacinar?

 

Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de seis meses a menores de um ano devem ser vacinadas (dose extra);

Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses;

Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

 

Pessoas com um a 29 anos de idade, que receberam apenas uma dose, precisam completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. Quem comprovar as duas doses, não precisa se vacinar novamente.

Já quem não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra, com idades entre um e 29 anos, são necessárias duas doses. De 30 a 49 anos, apenas uma dose.

 

 

Quem NÃO pode receber a vacina?

 

– Pessoas com suspeita de sarampo;

– Gestantes. Devem esperar para serem vacinadas após o parto. Caso esteja planejando engravidar, a mulher deve se assegurar que está protegida. Exame de sangue pode atestar se a paciente está imune à doença. Se não estiver, deve ser vacinada pelo menos um mês antes de engravidar;

– Menores de seis meses de idade;

– Imunocomprometidos (indivíduo cujo sistema imunológico apresenta baixa resistência).

 

Onde receber a vacina?

 

USF Boraceia – Rua Vereador Geraldo Rodrigues Montemor, s/nº;

UBS Indaiá – Rua Sa?o Francisco do Sul, s/nº;

UBS Maitinga – Rua Alberto Augusto de Andrade (antiga Rua 14), s/nº;

UBS Mirosam – Rua São Gonzalo, s/nº (Vila do Bem), Bairro Chácaras;

UBS Vicente Carvalho II – Rua Epipha?nio Baptista, 637, Jardim Vicente de Carvalho.

 

Foto: Diego Bachiéga

Melhores Empresas

Conheça as empresas mais renomadas!!

Voltar ao Topo